O fórum permanente de participação cidadã Tá Selado concluiu mais uma etapa do processo, com a posse dos últimos quatro delegados e delegadas dos 23 representantes do segmento social crianças e adolescentes. A cerimônia de certificação ocorreu na tarde dessa terça-feira, 24, no auditório da Segep, e contou com a participação de familiares e consultores do Unicef e do Instituto Peabiru, parceiros da Prefeitura de Belém na implementação de políticas públicas para a juventude.
No dia 12 de agosto, no Solar da Beira, 19 crianças e adolescentes já haviam recebido os certificados, mas quatro não puderam participar na ocasião. Somente agora Maria Nielly, 16 anos; Sofia Wany Souza da Silva (13), Daniella Nascimento de Sousa (14) e Lohan dos Santos Pereira (18) tomaram posse.
Junto com os certificados, os delegados e delegadas receberam dois kits: um de higiene composto por máscaras e álcool gel para prevenção ao coronavírus, e outro de conectividade contendo celular e chip, além de literatura de formação, doados pelo Unicef. Eles poderão usar o aparelho por dois anos, com recarga gratuita por cinco meses, e passam a fazer parte da rede criada pelo Unicef, da qual fazem parte 160 adolescentes que estarão conectados para interagir com suas comunidades.
O diretor-geral da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), Luiz Araújo, destacou a importância dos adolescentes e jovens no processo de participação nas decisões do governo municipal. “Não existe governo popular sem participação do povo e não há idade certa para se começar a reivindicar direitos. Nosso governo não apenas ouve, mas chama as pessoas para decidirem. Esse é o espírito do Tá Selado”.
Para a consultora do Unicef, Thaissa Scerne, a Prefeitura de Belém é uma grande parceira no projeto de inclusão digital. “As crianças e adolescentes estão assumindo protagonismo como delegados no Tá Selado e vão poder se conectar e interagir com mais facilidade”, disse a responsável para o desenvolvimento e participação de adolescentes da agência da ONU em Belém.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Puty, que participou da solenidade, fez questão de esclarecer a ação do fórum permanente Tá Selado na definição das políticas públicas municipais com participação da população. “Nosso objetivo é mudar Belém, que é a capital com o maior número de pessoas vivendo em favelas, na pobreza. O Tá Selado não quer tomar o lugar dos vereadores, que têm papel definido e reconhecemos”. Ele lembrou ainda a importância de formar novas lideranças: “Belém ainda vai agradecer muito pela participação dos jovens na definição de políticas para o atendimento de seus direitos.”
O momento da entrega dos certificados de delegados e dos kits higiene e conectividade deixou os adolescentes emocionados. “Agradeço pela oportunidade de participar dessa experiência”, disse Daniella de Sousa. “Agradeço por participar dos debates dos direitos dos jovens”, concluiu Lohan Pereira.
Texto: Álvaro Vinente