Com o compromisso de ser referência em educação ambiental, a Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, mais conhecida como Escola Bosque, desenvolve há quase duas décadas trabalhos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável, especialmente dos habitantes das ilhas.
Nesta quinta-feira, 24, a Escola Bosque comemorou 18 anos de existência com uma extensa programação sociocultural.
Inaugurada em 26 de abril de 1996, a Escola Bosque realiza atividades na ilha de Caratateua (Outeiro) trabalhando processos de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, associando-os a valores como ética e respeito pela diversidade sociocultural. Com o tema “Comemorar, educar e respeitar”, a programação da festa iniciada na terça-feira,22, contou com apresentações de grupos musicais, palestras sobre conscientização ambiental e social, além de outras atrações que se estendem até esta sexta-feira, 25.
Durante a comemoração, o atual presidente da Funbosque, Fernando Queiroz, enfatizou a importância de trabalhar lado a lado com a comunidade. “É preciso estabelecer uma gestão compartilhada porque sem a comunidade não somos nada. Dezoito anos é uma trajetória madura, mas ainda precisamos amadurecer ainda mais a gestão. Não podemos esquecer que a consolidação da estrutura da organização assume importante posição na obtenção de melhores índices”, ressaltou Queiroz.
Secretários municipais, comunidade local, professores, pais e alunos participaram dos festejos de aniversário da Escola Bosque. A estudante Maira Almeida, de 8 anos, estava animada com a programação. “Está sendo muito divertido. Fico muito feliz de estudar aqui. A gente aprende a cuidar da natureza, a não jogar lixo na rua, a respeitar os animais”, comentou a estudante.
O parabéns foi cantado com a participação da banda da Guarda Municipal de Belém. O presidente da fundação fez questão de dar o primeiro pedaço do bolo para um dos alunos da escola. “Sem eles a escola não existe”, afirmou Fernando Queiroz.
Compromissos
Dois termos de cooperação técnica foram assinados durante a celebração. Um deles, em parceria com a Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, visa a capacitação profissional dos professores. “A missão da Escola de Governo é de capacitar os servidores públicos. Com essa parceria vamos, num primeiro momento, identificar as necessidades e carência de treinamento dos professores, para depois elaborar um plano de qualificação técnica”, declarou Ruy Martini, presidente do EGPA. O outro termo assinado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Semma, viabilizou a doação de 1000 mudas de plantas, assim como a parceria nos trabalhos de podagem e avaliação das árvores no espaço da escola.
Cerca de 2300 alunos, dos ensinos infantil, fundamental e médio, estudam atualmente na Escola Bosque e 302 servidores compõem o corpo de funcionários do órgão. A coordenadora e professora de uma das unidades pedagógicas da Fundação, Fátima Seabra, foi homenageada durante a celebração. “Eu me sinto bastante feliz por receber uma homenagem como essa e é muito gratificante poder trabalhar num local como esse”, disse a professora. Outros funcionários também foram homenageados assim como os parceiros da Escola Bosque que ajudam no desenvolvimento das atividades.
A administradora regional de Outeiro, Elizete Cardoso, parabenizou a fundação. “Outeiro possui muitos tesouros e a Escola Bosque é um desses tesouros, por isso é importante valorizar esse espaço. A Escola está de parabéns por tudo o que vem desenvolvendo aqui dentro e pelo o que tem feito pela comunidade”, enfatizou.
Texto: Vanessa Lago
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								