A semana foi de comemoração na Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), em Outeiro, isso porque a Fundação está comemorando 20 anos de incentivo à educação ambiental.
Diversas atividades fizeram parte da programação, entre elas oficinas, palestras, apresentações musicais e muito mais. Nesta sexta-feira, 29, aconteceu o encerramento da programação especial de aniversário. Durante a manhã, cerca de 200 crianças e adolescentes fizeram a festa durante a apresentação do Projeto Guarda Amigo da Escola, da Guarda Municipal de Belém (GMB).
A ação começou com a apresentação da banda da GMB. seguida de uma peça teatral que abordou a preservação do patrimônio público escolar, e finalizou com o Grupamento de Ações Táticas com Cães – Atac.
Ana Vitória Silva, de 11 anos, é deficiente visual e ficou encantada com as apresentações. “Posso não enxergar como os meus amigos, mas eu sinto e estou feliz em poder interagir com o cão Apollo, estou muito emocionada”. A coordenadora pedagoga da Escola Bosque, Roberta Hage, se surpreendeu com a interação dos alunos com as atividades da Guarda Municipal. “Essa aproximação das crianças com a Guarda é de extrema importância, ainda mais em um momento de comemoração”, disse.
Ainda como parte do encerramento dos festejos, os alunos fizeram homenagens à escola, com poesias e danças. Hellen Moreira, de 35 anos, faz parte da turma do EJA – Educação de Jovens e Adultos. Ela passou 17 anos sem estudar e no ano passado retornou aos estudos. “Me sinto muito bem aqui, o clima é diferente das outras escolas, estudar perto da natureza nos deixa mais entusiasmados.É maravilhoso. Parabéns à Funbosque”.
O pequeno Samuel Freitas, de 9 anos, estuda há dois anos na Escola Bosque e homenageou a instituição com poesia. “Gosto muito da escola, não quero deixar de estudar aqui, tenho amigos, amo meus professores, a merenda é deliciosa e aprendo muito aqui” ,disse.
A Fundação Escola Bosque possui mais de dois mil alunos. É a única unidade da Prefeitura de Belém em que o estudante inicia na Educação Infantil e segue até o Ensino Médio Técnico. Os estudantes que se formam pela instituição saem com o certificado de técnicos em meio ambiente.
Durante os últimos anos, a Fundação passou por diversas melhorias de infraestrutura e educacional. Recebeu este ano 14 kits-refeitório com mesas, bancadas, armários e cadeiras. Há dois anos implantou a banda marcial e as aulas de músicas. A escola também atende a comunidade com yoga e karatê, entre outras atividades. Em maio vão começar as aulas de dança e capoeira.
“É um marco comemorar o aniversário da Fundação com os alunos e a comunidade, todos estão envolvidos no projeto. Buscamos sempre envolver a comunidade das atividades, inclusive gerando emprego. Queremos que os jovens possam participar das atividades esportivas e educativas”, declarou a presidente da Funbosque, Carol Rezende.
Texto: Priscylla Gester
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								