A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, que é referência em educação ambiental no município de Belém, completa 26 anos nesta terça-feira, 26, e uma vasta programação ocorre esta semana em comemoração à data.
A programação começou com o Café com História: "O Espaço do Bosquinho como lugar de memória", evento realizado no Bosquinho, local onde iniciou a luta da comunidade para a posterior obra da escola Bosque e que tem importância significativa para a comunidade escolar.
A Banda de Música da Guarda Municipal de Belém animou a programação festiva na manhã de aniversário da Funbosque, encantando o público presente.
“Vamos parabenizar os novos e antigos lutadores dessa conquista, meu pai, o avó do aluno Lucas, o companheiro Parafuso, que foi fiscal dessa obra pela comunidade. A minha mãe é uma guardiã dessa escola, tudo que ocorre aqui ela aciona todo mundo. O inspetor Daniel faz parte dessa luta. Em nome do Consilha e da comunidade, queremos agradecer, nós que passamos 16 anos sem poder entrar aqui. Agradeço a todos vocês por tudo que estão fazendo pela Escola Bosque", afirmou Evandro Santos da Costa, integrante do Conselho de Representantes das Ilhas (Consilha).
Memória de lutas
O presidente da Funbosque, Alickson Lopes, informou que o espaço denominado Bosquinho, representa muito para a comunidade escolar e de todo o entorno.
"Eu vou completar 14 anos de Escola Bosque e foram muitas lutas. Por isso, inicio minha fala direcionada a essas pessoas que se reuniram pra preservar essa parte da floresta. Meu especial parabéns para o Consilha, sem a luta de vocês nada seria possível. Como historiador me sinto parte dessa luta. Devemos a vocês, que transformaram esse sonho em realidade”, ressaltou Lopes.
Na atual gestão municipal, a Funbosque busca estratégia para absorver egressos no quadro funcional, por isso Alickson Lopes ressaltou essa importância. “Quero destacar os alunos que hoje estão trabalhando na Funbosque, profissionais que estão cuidando com amor desse espaço, nosso agradecimento ao Felipe, Nayara, Lucas”, citou Alickson Lopes.
Avanços
Os avanços verificados neste período de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues na Funbosque foram apontados pelo presidente da instituição. Um deles é que pela primeira vez na sua história, a Funbosque vai abrigar um curso superior, graduação em Tecnologia em Geoprocessamento, uma parceria da Prefeitura de Belém com o Programa Forma Pará, do Governo do Estado, e Universidade Federal do Pará (UFPA).
Outra ação relevante foi a distribuição de chips telefônicos, com plano de internet para alunos e professores da instituição neste ano de 2022, uma importante ferramenta para a educação.
Revitalização – A Escola Bosque também passa por reformas dos espaços pedagógicos. A Unidade Pedagógica da Ilha de Jutuba está em fase de acabamento para inauguração. A Casa Escola da Pesca recebe pela primeira uma reforma em toda sua história. Na sede da Escola Bosque, o Casarão da Cultura também está em conclusão da reforma. Os alojamentos estão sendo reformados e a horta, que estava completamente abandonada foi toda revitalizada, abrigando o Projeto Horta do Conhecimento.
Entre outros eventos, a programação prossegue nesta quarta-feira, 27, uma oficina de percussão a partir de materiais alternativos, ministrada pelo músico Edson Douglas Dias da Silva, professora Natasha Leite e Bernard Freire, destinada aos alunos de 6 e 7 anos da Unidade Pedagógica Faveira.
Na quinta, 28, haverá a culminância da oficina de percussão com o cortejo fluvial, que terá três barcos com alunos e professores, servidores e coordenação da Funbosque para apresentação do resultado da oficina no trajeto.
Texto: Rita Ribeiro
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								