"Como usuário do Centro Pop, eu só tenho a agradecer, pois a parceria do centro com a Funbosque tem sido muito importante não só pra mim, mas pra todos os que lá frequentam. Eu nunca tive a oportunidade de estar com pessoas que sabem plantar e fazer paisagismo. Está sendo uma experiência única", disse Eneas Barroso, usuário do Centro POP. Uma horta terapêutica está sendo desenvolvida pela equipe de paisagismo da Escola Bosque no espaço Centro POP.
A parceria iniciou com intuito de contribuir com as atividades terapêuticas do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua do distrito Icoaraci (Centro POP/Icoaraci), ligado à Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Prefeitura de Belém. O centro oferta atendimento psicossocial.
Além da atividade da horta terapêutica, a Funbosque também desenvolve no espaço, juntamente com os usuários, ações do projeto Cores de Belém, que produz pintura de painéis nas paredes, com imagens pensadas e decididas pelo coletivo. "É grandiosa esta ação, de um significado muito importante para este governo, que cuida do povo com respeito e dignidade. Estamos muito felizes, pois a horta terapêutica é vida", disse o presidente da Funbosque, Alickson Lopes.
A servidora Vanessa Silva, da assessoria do Centro POP, disse que a parceria com a Fundação Escola Bosque tem sido de grande importância para os que frequentam o espaço. "Mais uma vez, eles tiveram contato com a horta terapêutica e está sendo uma experiência única na vida deles. Ressignificar, plantar e colher agora tem sido um novo olhar a partir do trabalho com a terra. Eu tenho muito a agradecer".
A Funbosque realiza as atividades toda quarta-feira no Centro Pop do distrito de Icoaraci, com a equipe de paisagismo e o projeto Cores de Belém.
Texto: Rita Ribeiro