As quase duas horas enfrentadas no trânsito não diminuem o ânimo do estudante Junior Lima, de 21 anos, ao chegar às aulas do “Curso de Arranjos Florais”, promovido pela Prefeitura de Belém, através do Fundo Ver-o-Sol, que acontece no período de 03 a 16 de novembro.
“Acordo todos os dias com entusiasmo, porque venho aprender mais sobre aquilo que gosto, que é o artesanato”, afirma Junior, que se diz um apaixonado por artes. “Essa minha paixão vai ser também uma fonte de renda neste final de ano, porque pretendo vender as peças que vou produzir”, planeja.
O Curso de Arranjos conta com 20 alunos, entre homens e mulheres. E, em virtude do período de final de ano, as técnicas estão voltadas para arranjos Natalinos, esclarece a instrutora de artesanato, Nina Rezende.
“Neste curso reciclamos materiais como caroços de açaí, fibras do coco, flores da fibra da bananeira, entre outros. Unimos o rústico com o clássico, preservando elementos da natureza”, detalha a instrutora.
Ainda de acordo com a instrutora, a turma conta com profissionais, que buscam aperfeiçoar suas técnicas como artesãos e, consequentemente, desenvolver novas peças para complementar a fonte de renda da família.
Entre as peças que estão sendo produzidas pelos alunos, estão árvores de natal, guirlandas, arranjos, quadros e vasos.
O Fundo Ver-o-Sol tem uma programação anual, que inclui diversos cursos como os de bijuterias, costura e garçom, entre outros. “Neste período, em que o país passa por uma situação econômica delicada, a instituição busca auxiliar as pessoas a desenvolverem outras fontes de renda, através da sua própria produção”, explica a coordenadora de capacitação do Fundo Ver-o-Sol, Cristina Matos.
Ao final do curso, no dia 16 de novembro, haverá uma certificação para os alunos.
Texto: Karla Pereira