Funpapa atende famílias na 3ª Semana do Bebê

Damaia Ferreira Nunes, de 27 anos, está no quarto filho. A pequena Débora, de um mês e quinze dias acompanhou a mãe em atividades promovidas na manhã desta quarta-feira, 19, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado no bairro do Guamá, durante a 3ª Semana do Bebê, quando a Prefeitura de Belém se mobiliza com ações sociais em favor da primeira infância.

“Às vezes a gente se prende tanto com os afazeres domésticos e acaba dando pouca atenção para os nossos filhos. Aprendi que nunca sabemos tudo. Sempre podemos ter mais amor, carinho e responsabilidade pelas nossas crianças”, comenta Damaia.

Tainá Souza, de 16 anos, está grávida do primeiro filho. Ansiosa e com muitas dúvidas, ela conta que aproveitou a Semana do Bebê para buscar orientação. “É tudo tão diferente e como sou nova, ainda não sei nada e preciso de ajuda”, disse a estudante.

O Cras Guamá oferece até a quinta-feira, 20, uma série de atividades com palestras, oficinas e serviços específicos para mamães e bebês. Nesta quarta-feira, 19, a programação contoucom teatro de fantoches e palestra sobre aleitamento materno. O evento teve o apoio da Organização Não-Governamental Rádio Margarida e da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), da Prefeitura de Belém.

“Toda a programação visa apoiar e contribuir para o cuidado com essa nova geração”, disse Dalete Lopes e Silva, coordenadora do Cras Guamá.

Para a 3ª Semana do Bebê, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) montou uma rede de serviços com o objetivo de atender cerca de 15 mil pessoas nos mais de 30 espaços da instituição, no período de 18 a 21 de novembro. As atividades acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Defesa Civil, universidades, Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia e Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan).

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Belém é uma das 347 cidades brasileiras participantes do evento. Este ano a mobilização acontece de 17 a 21 de novembro.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar