Durante ação preventiva realizada na abertura oficial do Carnaval no Portal da Amazônia, na noite deste domingo, 25, educadores sociais de rua da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) flagraram e notificaram a ocorrência de trabalho infantil.
A equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Comércio identificou a situação e abordou uma menina de 12 anos que vendia doces. Ela estava acompanhada da avó e outras duas crianças. A partir da caracterização do trabalho infantil, a equipe técnica orientou a responsável sobre o acesso da família a rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.
O trabalho coordenado pela Funpapa ocorre há um mês no local e compreende abordagens sociais a pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação é realizada por observação, identificação e abordagem com notificação e orientação em casos de violação de direitos. “A ação é preventiva e busca também a orientação e advertência em casos suspeitos. Quando há reincidência, o Conselho Tutelar é acionado para desempenhar seu papel”, explicou Ana Paula Miranda, educadora social de rua.
Cleiton Pacheco passeava com a família no Portal da Amazônia e aprovou o trabalho. “Dar orientação aos pais é muito importante. Essas pessoas muitas vezes fazem isso para sobreviver e não tem a consciência de que é perigoso expor as crianças”, comentou.
As ações de abordagem social a pessoas em situação de vulnerabilidade devem continuar durante todo o período do Carnaval em pontos considerados estratégicos de Belém e distritos, buscando a garantia dos direitos dos cidadãos.
Serviço Especializado em Abordagem Social
O Serviço Especializado em Abordagem Social é realizado de forma contínua e programada, por espaços sociais como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), com a finalidade de assegurar a busca ativa de pessoas em situação de rua, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outros casos para a adoção das medidas sociais necessárias.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								