O Centro Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, do município de Belém, é semifinalista do Prêmio Boas Práticas de Gestão/Congemas 2014. O Prêmio é um instrumento para identificar e disseminar práticas bem sucedidas da Assistência Social que estejam contribuindo para modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social – Suas e acontece no dia 28 de abril, durante o XVI Encontro Nacional do Congemas, em Cuiabá, Mato Grosso.
Com o tema “Serviço Especializado de Atenção às Pessoas em Situação de Rua”, de autoria da pedagoga Lana Alves e da assistente social Iacirema Bahia, esta é a terceira vez que os programas de assistência social prestados pelo município através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), concorrem ao prêmio.
Em 2012 a Funpapa foi a vencedora do Prêmio Congemas com a experiência “Monitorar e Planejar a Assistência Social: Diálogos de Gestão em Construção”, em Fortaleza, Ceará.
Para a apresentação do projeto viajam neste domingo, 27, a presidente da Funpapa, Tonya Pinheiro, a diretora da Assistência Básica e Especial da Fundação, Ingrid Van der Ven, além das autoras da proposta. Durante a exposição a Funpapa pretende relatar o importante movimento de mobilização intersetorial, sobretudo, com os diferentes agentes do governo municipal, estadual e da sociedade civil, avaliando que no âmbito da política de assistência social, havia a necessidade de constituir um novo espaço de efetiva referência para esses agentes sociais.
Nascia aí o compromisso com a implantação do I Centro Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, de Belém, que vinha somar às atividades do Serviço Especializado de Abordagem Social, desenvolvido pelos 03 Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas existentes no município, e o Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua, prestado pela Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua – Camar.
No encontro serão destacados também os resultados alcançados com a pesquisa do movimento do grupo de trabalho denominado “Tecendo ações intersetoriais para a população em situação de rua”. Para Lana Alves, uma das autoras do projeto, a principal consequência desse processo é o reconhecimento que as pessoas em situação de rua merecem. “Elas possuem os mesmos direitos de todos os munícipes desta cidade e podem traçar novos caminhos de vida, de sociedade e de políticas públicas”, avaliou.
Hoje como destaque nacional pelo atendimento especializado à população adulta em situação de rua, o Centro Pop representa desde a sua inauguração em outubro de 2013, um espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. A unidade assiste atualmente uma média de 80 pessoas na capital paraense.
Foi através do Centro Pop que André Serrão, 34, voltou a estudar e complementa as atividades diárias com aulas de informática. “Quero mudar de vida. Além da oportunidade de voltar a estudar e sair da rua eu tive força e incentivo conversando com a equipe do centro”, afirmou. A história de André fortalece os objetivos do espaço proporcionando vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.
Morando há 6 meses na Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua (Camar), Carlos Mesquita, 38, saiu de casa 6 anos atrás após a morte da mãe e conflitos familiares. Carlos teve acesso ao espaço por encaminhamento do Centro Pop. Hoje o morador comemora um lugar para viver. “Todos nós aqui temos uma história, um sonho. Hoje não me falta nada, mas eu quero continuar mudando de vida. Quero trabalhar e ajudar meus filhos”, disse.
A presidente da Funpapa comemora a indicação ao prêmio e reafirma o compromisso da Prefeitura de Belém em ampliar o serviço. “Estamos felizes com o reconhecimento e ainda mais empenhados com a criação de novas vagas. Até o final deste semestre queremos garantir 100 atendimentos por dia nos abrigos com a inauguração do Camar II e uma república. Somando ainda mais 200 atendimentos previstos com a inauguração do Centro Pop Icoaraci”, disse.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								