Funpapa expõe ao MDS integração das políticas sociais em Belém

Belém recebe esta semana a visita do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e do Ministério da Saúde. A programação visa realizar uma pesquisa para conhecer a implementação dos Programas Bolsa Família, Saúde na Escola e Mais Educação no município de Belém.

Na capital paraense desde a última terça-feira, 22, técnicas do MDS e Ministério da Saúde realizam reuniões com os responsáveis por cada um dos programas nas áreas da assistência social, saúde e educação do Município e do Estado. Iniciativa que, segundo o MDS, se justifica pela necessidade de conhecer de perto a realidade de cada local, não tendo caráter fiscalizatório ou de avaliação.

Durante encontro na sede da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), na tarde de quarta-feira, 23, as representantes do Governo Federal, Natália Leitão e Maria Eduarda Paiva, foram recebidas pela presidente da Fundação, Tonya Pinheiro, e equipe responsável pela gestão do Programa Bolsa Família e demais serviços de proteção e atendimento às famílias do município.

Um dos assuntos enfatizados na reunião foi a importância da integração entre as políticas da assistência social, saúde e educação. “Além do benefício, que ajuda a garantir a superação imediata da pobreza, a criança precisa conseguir quebrar o ciclo intergeracional da pobreza e ter acesso à saúde e educação de boa qualidade”, explicou a técnica do MDS, Natália Leitão, referindo-se ao trabalho conjunto da gestão municipal nos três eixos.

Segundo a presidente da Funpapa, o esforço integrado da assistência social, saúde e educação vem gerando o resultado que a população necessita. “Trabalhamos para melhorar ainda as políticas que resgatam, integram e fortalecem o vínculo das famílias inseridas nos programas”, destacou Tonya Pinheiro.

Após reunião sede da Funpapa, a comitiva visitou o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – Cremação, para conhecer um pouco mais do trabalho que visa fortalecer a função de proteção às famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Proteção social

O município de Belém conta hoje com doze Centros de Referência de Assistência Social (Cras) atuando como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e se responsabilizando pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além dos doze espaços, a prefeitura de Belém gerencia atualmente três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) na capital paraense, ofertando serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

As atividades da visita técnica do MDS agendadas com a Prefeitura de Belém encerram nesta quinta-feira, 24, com uma reunião entre todos os representantes dos órgãos e instituições visitados. O encontro acontece a partir das 16h no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém – Codem, na Avenida Nazaré, 708.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar