Após 8 meses sem espaço próprio, tendo que dividir um mesmo lugar com outro Creas, na tarde desta segunda-feira, 15, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) celebrou a instalação do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) Ilka Brandão em um novo prédio, localizado na avenida Alcindo Cacela, 839, entre as ruas Antônio Barreto e Domingos Marreiros.
A equipe técnica do Creas Ilka Brandão comemorou com satisfação a nova estrutura, mais adequada para atender a população. A solicitação de um espaço adequado é antiga e já perdurava por anos. Em outubro de 2020, o antigo prédio que alocava a equipe, localizado na avenida Tamandaré, sofreu danos estruturais, provocando a evacuação do local por oferecer risco de desabamento.
A equipe foi realocada no mesmo imóvel onde funciona o Creas Rosana Campos, no Comércio, o que dificultou o atendimento à população, uma vez que dois Creas funcionando num mesmo local acaba deixando outros pontos da cidade desassistidos.
A inauguração do novo espaço foi possível, após um trabalho de esforço coletivo de toda a direção da Funpapa. “A inauguração deste novo espaço nos permite prestar um serviço de qualidade em um ambiente novo e acolhedor, que possibilita aos servidores trabalhar com eficiência na busca pela garantia de direitos” destaca a coordenadora do Creas, Suelen Duarte.
“É muito bom poder ver o retorno dos nossos impostos aplicados em prol da população” relatou a usuária Marli Souza.
Creas atuam para assegurar a efetivação das políticas públicas
A proteção socioassistencial prestada pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social tem por objetivo atender pessoas e famílias que estão em situação de risco social ou que tiveram seus direitos ameaçados ou efetivamente violados. A assistência social prima pelo trabalho articulado para que se possa fortalecer e qualificar a prestação do serviço para garantir a efetivação da política em sua plenitude.
Ilka Brandão – A Ilka foi uma servidora efetiva da Funpapa. Era uma educadora social dedicada, fez parte de vários espaços da fundação e aceitou o desafio de trabalhar com a socioeducação, desenvolvendo com muito esmero o trabalho que lhe foi atribuído. O serviço foi municipalizado em 2007 e ela iniciou junto, ficando até os seus últimos dias de vida. Em 2014, a Funpapa decidiu homenageá-la com a identificação do seu nome no Creas.
“Como gestor, pontuo o trabalho do Creas como uma importante ponte para reconstruir projetos de vida e restabelecer laços familiares que foram abalados. Para isso é necessário oferecer um ambiente digno e saudável para o desempenho das atividades tanto aos usuários como aos servidores na execução de sua atuação profissional", ressalta o presidente da Funpapa, Alfredo Costa.
Ele enfatiza, que todo o esforço realizado pela direção e equipe da fundação é visando um atendimento de excelência, capaz de suprir as necessidades das pessoas mais necessitadas.
Texto: Maura Carvalho