Funpapa participa da 9ª Semana do Bebê com ampla programação

A realização da 9ª Semana do Bebê representa o compromisso da atual gestão municipal com mães, gestantes e crianças na primeira infância. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) traz à luz temáticas importantes a serem abordadas, que ressaltam a importância do cuidado com a saúde e do diálogo permanente, tendo como foco esse público. Na cidade de Belém, a programação é lei municipal e este ano foi realizada pela Prefeitura de Belém, com o apoio de diversas secretarias, por meio de uma ação integrada.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) elaborou uma ampla agenda de programações em todas as unidades do órgão. Ao longo da semana, todos os equipamentos socioassistenciais realizaram suas atividades em alusão à Semana do Bebê, com estrutura didática na abordagem dos temas, como Cine pipoca, rodas de conversas, palestras e gincanas. “Tudo foi desenvolvido e executado com muito carinho por cada servidor, para que pudéssemos atingir o nosso objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de garantir a proteção integral dessas crianças que, desde o ventre, são sujeitos de direitos” declarou Alfredo Costa, presidente da Funpapa.

Para a realizar a programação, a Funpapa contou com a parceria de profissionais de diversos segmentos, que se dispuseram a fazer parte das atividades de forma voluntária. Dentistas, enfermeiras e pediatras marcaram presença, além de instituições que ajudaram na organização, como as Unidades Básicas de Sáude (UBS) que compartilharam da mesma programação com alguns Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A atividade pedagógica desenvolvida no Espaço de Acolhimento Dulce Accioli, que abriga meninas de 12 a 18 anos, teve o objetivo de conscientizar as adolescentes sobre a responsabilidade que é cuidar e proteger uma criança, bem como estimular a prevenção da gravidez precoce, além de tratar da importância do planejamento familiar. Para isso, foi utilizada como metodologia a exibição de vídeo, seguida de roda de conversa e finalizado com o desafio de cuidar de uma bebê boneca por 24h.

No CRAS Jurunas foi realizada uma palestra com o tema Aleitamento materno e alimentação saudável na primeira infância. Houve também esclarecimentos sobre os benefícios de estarem incluídas no CadÚnico, Cine pipoca para as crianças, entrega de kit enxoval de bebê para as gestantes e um lanche especial.

O CRAS Aurá fez uma atividade com as mães e crianças de 3 a 11 anos sobre alimentação saudável e a sua importância para o bom funcionamento do corpo humano. Elas tiveram, ainda, orientações sobre o Pré-natal e Benefício Eventual por Natalidade.

Em todas as programações foram apresentados os serviços que cada unidade desenvolve, em especial os dos CRAS, que são a porta de entrada para as políticas de Assistência Social: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), que visam prevenir violência e violação de direitos, bem como fortalecer os vínculos familiares, sociais e comunitários.

Para solicitar o Benefício Eventual por Natalidade, as mães podem se dirigir até o CRAS mais próximo e requerer o benefício, até os 90 dias de vida dos bebês. Dotado no valor de R$ 332,00 em cota única, até o mês de agosto, já foram liberados 80 benefícios por natalidade.

Texto: Maura Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar