Funpapa participa de apresentação do Plano de Atuação dos Conselhos Tutelares de Belém

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) participou, na manhã desta segunda-feira, 24, da apresentação do Plano de Atuação dos Conselhos Tutelares de Belém, proposto pelo 1º promotor de Justiça da Infância e da Juventude da capital, Maurício Guerreiro, em parceria com a Funpapa e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac).

O plano objetiva a melhoria da atuação dos Conselhos Tutelares de Belém. “Temos o interesse de reunir a rede de atendimento para extrair expectativas de mudanças a partir de suas fraquezas, na tentativa de contribuir para a manutenção de um trabalho articulado na luta pelos direitos da criança do adolescente”, ressaltou o promotor Maurício Guerreiro.

Com a presença de representantes dos governos do Estado e do município, conselheiros tutelares, Comdac, Polícia Civil e Militar, Defensoria Pública e Poder Judiciário, o encontro contou com uma breve apresentação do plano, que deve ser executado até o mês de setembro de 2016. Cerca de 40 pessoas participaram da discussão de novas propostas.

“Estamos aqui para unir forças na execução de um projeto que valoriza o trabalho de quem ajuda a salvar a vida das nossas crianças e adolescentes”, enfatizou a presidente da Funpapa, Tonya Pinheiro.

Atualmente, Belém possui oito conselhos tutelares. Ao todo, são 40 representantes encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente estabelecidos pelo Estatuto da Criança do Adolescente (ECA), Lei Federal 8.069/90.

“Cada conselho tem a sua realidade. Por isso, sempre foi nosso interesse participar da elaboração de um trabalho para o bem da nossa sociedade”, pontuou a representante do Conselho Tutelar IV (Distrito Dasac), Maria José Antunes.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar