Funpapa promove encontro de famílias atendidas pelo Creas Ilka Brandão

Garantir o envolvimento familiar nas atividades socioeducativas e facilitar o contato dos pais com o trabalho desenvolvido com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas ou que estão em outras situações de vulnerabilidade foram os principais objetivos do encontro ocorrido na manhã desta terça-feira, 29, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Creas Ilka Brandão.

A atividade é realizada todos os meses visando reunir cerca de cento e setenta adolescentes e familiares assistidos no espaço, que é referência na proteção social em defesa dos direitos assistenciais. “O encontro é muito importante porque a família compõe a socioeducação dos filhos”, A coordenadora do Creas Ilka Brandão,Ana Lúcia Ramos.

Daniel Olimpo, 14, quer ser músico. Iniciou atividades no Creas Ilka Brandão no último mês de abril. Disposto a aproveitar o tempo e não perder oportunidades, o estudante já está concluindo a oficina de inglês oferecida no espaço. “Penso agora no meu futuro. Quero aprender mais. Vi no curso a possibilidade de desenvolver habilidades e também me comunicar com outras pessoas pelo mundo”, disse.

Daniel foi convidado a testemunhar sobre o projeto piloto coordenado pela professora Anete Soares de Araújo. O depoimento levou a mãe às lágrimas. “Meu filho falou tão bonito. Ele está de parabéns!”, comemorou Ângela Olimpo.

Quem também emocionou pais e filhos foi o juiz titular da 3ª vara da Infância e Juventude, Wanderlei de Oliveira. O magistrado, cantou a música “Amor no lar” e incentivou a reflexão sobre o papel da família na recuperação dos filhos. “As lágrimas que os pais derramam aqui também representam a fé, o amor e o compromisso. Essa fé vai além da nossa capacidade. Vai até o céu, de onde provém toda a nossa esperança. Nós estamos dando as mãos para potencializar a nossa esperança e a nossa fé”, ressaltou, registrando o compromisso com o cumprimento das medidas sócioeducativas.

“Ninguém pode desistir de nenhum ser humano. E nós aqui estamos dispostos a acreditar no sonho de vocês”, disse Tonya Pinheiro, presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

O encontro encerra na tarde desta quarta-feira,30, com a segunda turma de pais e adolescentes atendidos no Centro. O Creas Ilka Brandão fica localizado na Av. Tamandaré nº 861 entre as travessas São Francisco e São Pedro, no bairro da Campina, em Belém.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar