Funpapa qualifica profissionais de Abordagem Social

Relatos de experiências do cotidiano dos educadores sociais de rua fizeram parte da peça teatral promovida pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) na abertura do evento de qualificação de profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social. A atividade, voltada ao desenvolvimento das competências do grupo, foi realizada na manhã desta terça-feira, 31, no auditório da Defensoria Pública.

A formação é promovida pelo Programa de Capacitação e Desenvolvimento Funcional da Funpapa e visa oportunizar ferramentas práticas de atuação por meio de vivências e compartilhamento de experiências, na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Ainda estou aprendendo a desenvolver a minha função, mas posso dizer que a qualificação ajuda a atualizar o serviço que prestamos. Queremos mostrar como é o nosso trabalho e as dificuldades que enfrentamos diariamente”, destacou Simei Tapajós, educadora social de rua, que na apresentação teatral representou uma criança vendendo alimento, para ilustrar o processo de abordagem social em situação de trabalho infantil.

Durante a qualificação o diretor geral da Funpapa, Jorge Barreto, destacou a necessidade de preparar os profissionais que lidam com as mais diversas situações de vulnerabilidade e risco em Belém. “Esse trabalho é referência na instituição. Um trabalho duro prestado a pessoas que muitas vezes não querem ser ajudadas. Por isso, é tão importante se qualificar para atender melhor essa população”, enfatizou o diretor.

A formação é realizada em cinco módulos. Nesta primeira etapa, estão previstos curso de atualização na modalidade presencial e compartilhamento de experiências por meio de vivências dramatizadas, abordando temáticas específicas embasadas nas atividades realizadas de acordo com a Política de Assistência Social.

O Serviço

O Serviço Especializado em Abordagem Social é um serviço ofertado de forma continuada e programada, por espaços sociais como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência não apenas de pessoas em situação de rua, mas também de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outros casos. Nessa direção, o serviço oferta atendimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

Em Belém, as equipes desenvolvem suas ações em praças, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, e outros. Visando a resolução de necessidades imediatas e promoção do acesso do indivíduo ou família à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, o serviço busca a garantia dos direitos dos cidadãos.

Contatos úteis

A Funpapa disponibiliza contatos telefônicos dos espaços que realizam o Serviço de Abordagem Social de Rua.

Centro POP Belém: 3219-3360

Centro POP Icoaraci: 3227-9020

Creas Comércio: 3219-1133

Creas Marco: 3236-3815

Creas Icoaraci: 3227-9021

Creas Mosqueiro: 3271-5982

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar