A Sejel conquistou o título do futsal de surdos neste domingo, 8, ao vencer o III Torneio da modalidade promovido pela Associação de Surdos de Belém. Cinco equipes participaram da disputa realizada no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), do Governo do Estado.
Os atletas da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer venceram o Teodoro Bentes por 6×2, o Tigres por 5×2 e foram à final contra o Vilhena Alves, vencendo por 4×2. Um dos destaques da equipe foi Josimar, de 17 anos, que entrou este ano no Programa Esporte sem Barreiras. Em apenas duas partidas ele ganhou a vaga de titular e já faz parte da turma de renovação da equipe.
Outro novato é Alex Nascimento,15 anos, que já enfrentou muito preconceito por não conseguir se comunicar com as pessoas. Desde janeiro está treinando com o time e a mãe dele, a doméstica Maria do Nascimento, não esconde a satisfação de ver o filho fazendo o que mais gosta.
“Ele está mais dedicado na escola, tirando boas notas e até se afastou das más camaradagens. É muito bom ver a força de vontade dele e saber que existem projetos como esse que dão todo o apoio ás pessoas com deficiência, porque eu tive muitos problemas com pessoas que desrespeitam a deficiência dele”, explicou a doméstica.
Para o professor Márcio Cerveira, técnico da Sejel e da Seleção Brasileira Sub 21, começar o ano vencendo é primordial para motivar a equipe e continuar o trabalho que, em 2014, levou a Sejel ao vice-campeonato brasileiro da modalidade e à convocação de cinco atletas para a Seleção Brasileira principal.
“Nossa meta é manter o padrão dos resultados do ano passado e melhorar cada vez mais. A principal meta esse ano é ser campeão brasileiro e conseguir colocar o máximo possível de alunos na Seleção Brasileira”, afirma o professor.
Texto: Fabiana Cabral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								