“A Prefeitura de Belém tem sido protagonista na geração de empregos na cidade”, a afirmação é do coordenador municipal de Emprego e Qualificação Profissional, Gilvan dos Anjos, que justifica citando as grandes obras de infraestrutura, saneamento, habitação, saúde, promovidas pela gestão municipal. Foram 654 empregados contratados para a obra de construção do BRT Belém, na Avenida Augusto Montenegro; cerca de 5.500 vagas criadas ao longo do programa de habitação “Viver Belém – Minha Casa Minha Vida”; 102 pessoas contratadas pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben); e os números continuam crescendo.
Para ajudar a reverter o saldo negativo apresentado pelo estado do Pará no primeiro trimestre do ano, de cerca de 2.500 postos de trabalho perdidos. A Prefeitura de Belém ainda dará início, na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, a uma nova iniciativa neste sentido. Será realizado um workshop sobre geração de emprego e qualificação profissional, que reunirá os setores da construção civil, comércio, indústria de transformação (metalurgia, setor naval, e outros), hotelaria e sindicatos de trabalhadores. O workshop acontece no auditório do Centro de Formação de Professores, na Travessa Rui Barbosa, nº 1353, a partir das 8h30.
“O quadro econômico nacional tem surtido efeitos negativos na economia paraense, estamos perdendo postos de trabalho, e esse workshop nasce como um primeiro trabalho de integração entre diversos setores e gestão municipal”, explica Gilvan dos Anjos.
Durante o workshop “A conjuntura econômica e o desafio da geração de emprego e qualificação profissional” serão discutidas medidas que facilitem a geração de bons projetos e negócios na cidade; demandas e possibilidades de incentivo à geração de emprego na capital através da qualificação profissional em segmentos estratégicos; assim como a possibilidade de criação de um pacto pelo emprego em Belém.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Qualificação Profissional, e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese). “A Prefeitura de Belém tem se preocupado em criar mecanismos que propiciem a geração de postos de emprego, por isso essa parceria com o Dieese. Além disso, secretarias municipais, como a de Habitação, são algumas das maiores geradoras de postos de trabalho na capital”, afirma o coordenador.
Segundo Gilvan, uma das determinações no âmbito municipal para fomentar a criação de postos de trabalho é dar celeridade e desburocratizar novas iniciativas de projetos e negócios em Belém. “Sem criar ilegalidades, o que a Prefeitura quer é criar uma unidade maior entre as secretarias, uma integração, para que as pessoas não precisem se dirigir a vários locais diferentes para conseguir um alvará, por exemplo”, explica.
Serviço: O workshop “A conjuntura econômica e o desafio da geração de emprego e qualificação profissional” acontece no auditório do Centro de Formação de Professores, na Trav. Rui Barbosa, nº 1353, a partir das 8h30, no dia 27 de junho.
Texto: Kennya Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								