Gestão municipal concede certificação profissional a jovens que cumprem medida socioeducativa

Como parte das políticas de assistência social, a Prefeitura de Belém realizou a cerimônia de certificação de 60 jovens do Serviço de Medidas Socioeducativas no município, que foram aprovados em cursos e oficinas profissionalizantes ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Indústria (Senai), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 8, no auditório da Faculdade Estácio, no bairro de Nazaré, e contou com a presença dos beneficiários e seus familiares, além prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Alfredo Costa.

Coube à Funpapa, órgão municipal responsável pelas políticas de assistência social em Belém, encaminhar os beneficiários para as capacitações, por meio do setor Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSEMC), que compreende serviços de atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, porém, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.

“Esses socioeducandos chegam até a Funpapa encaminhados pelo Sistema de Judiciário e aqui fazemos o acolhimento deles, fazendo um Plano de Atendimento Integral para cada um, prestamos todos os serviços assistenciais”, explica a coordenadora da PSEMC, Cássia Romana.

Ressocialização para cidadania

O perfil dos 60 beneficiários são de adolescentes e jovens que cometeram algum ato infracional e que estão cumprindo medidas socioeducativas na sociedade. Oferecer qualificação profissional com o intuito de ressocializar é o objetivo da ação da Funpapa.

O prefeito Edmilson Rodrigues, juntamente com representantes do Senai, Senar e Sebrae, entregaram a certificação aos socioeducandos da Funpapa.

“Esses meninos e meninas são a prova concreta de que quando o estado investe em políticas públicas pode salvar vidas e mudar a realidade de jovens para melhor”, destacou o prefeito.

Assistência social e capacitação

O presidente da Funpapa, Alfredo Costa, explica que o órgão garante a ressignificação das vidas desses jovens para um cenário melhor. Ele ressaltou a importância de todas as entidades na política de assistência social em Belém.

“A garantia dos direitos sociais tem que ser entendida que não é só dever do estado, da prefeitura. Mas, da sociedade como um todo. Firmamos várias parcerias para dar dignidade a quem está precisando”, explica Costa.

Ele também contou, que diversos acordos de cooperação técnica estão sendo firmados pela Funpapa com a finalidade de atender a demanda de capacitação profissional para os adolescentes e jovens socioeducandos atendidos pela fundação municipal.

Ao final do encontro o prefeito Edmilson Rodrigues garantiu que os jovens atendidos pelas medidas socioeducativas da Funpapa e que estiverem cursando o ensino médio ou finalizado terão vaga garantida no Cursinho Pré-Vestibular Municipal para concorrer ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para tentar ingressar na educação superior.

Termo de cooperação

A Prefeitura de Belém, por meio da Funpapa, firmou um Termo de Cooperação Técnica entre a gestão e o Sistema S – composto por nove instituições prestadoras de serviços, administradas de forma independente por federações e confederações empresariais dos principais setores da economia. O termo possibilitará a realização de outras capacitações profissionais pelas entidades, em cooperação com o município.

Texto: Fabricio Lopes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar