Gestores de escolas participam de reunião preparatória ao retorno das aulas presenciais em Outeiro

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em preparar as escolas para o retorno das aulas presenciais, previsto para setembro, chegou aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas do Distrito de Outeiro nesta quinta-feira, 5. O objetivo é compartilhar ações integradas de educação e saúde que serão desenvolvidas pela Semec em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O encontro foi realizado na Fundação Escola Bosque (Funbosque). A titular da Semec, Márcia Bittencourt, deu as boas-vindas aos educadores afirmando que o momento é de preparação para um retorno seguro para as aulas presenciais.

A diretora-geral, Araceli Lemos, a diretora de Educação, Dorilene Melo; a responsável pela Coordenação Integrada de Educação e Saúde, Camila Malcher; e a coordenadora do departamento de Educação Física, Erica Ferreira, acompanhavam a Secretária na reunião que também teve a presença do agente distrital de Outeiro, Maiken Sousa e da presidenta da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Bruna Cavalcante.

Com a dinâmica de ir onde as escolas estão, a Semec amplia o diálogo com a rede e aproxima os gestores escolares da atual gestão democrática, humana e acolhedora da Secretaria.

Educação e Saúde- Sobre a proposta de levar programas de saúde para dentro da escola, Camila Malcher explica que coordenação integrada de educação e saúde nasceu neste governo para fazer ações integradas dessas duas políticas tão essenciais neste momento que estamos vivendo, tanto da educação que tem seu papel político social quanto da saúde para cuidar de toda a comunidade escolar. “Neste segundo semestre letivo vamos investir no cuidado das pessoas, tanto do educando quanto do educador. Vamos inserir psicólogos e assistentes sociais na rede, tecendo uma grande rede de cuidado, porque pra aprender a gente precisa ter saúde”, concluiu a coordenadora.

Em relação ao controle da pandemia em Belém, o diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, destacou as ações de monitoramento dos casos e o avanço da imunização na capital. “Com ação integrada, estamos tentando fazer um retorno adequado e seguro dos trabalhadores da educação e das nossas crianças e adolescentes para a rede de ensino”, disse o diretor ao esclarecer a situação epidemiológica do município e solicitar a adesão de educadores ao projeto Guardiões, para fazer a vigilância nas escolas.
No próximo dia 11 de agosto, Dia do Estudante, haverá uma campanha de vacinação contra a Influenza em uma escola de cada distrito. E no decorrer do semestre a campanha de vacinação avançará para a imunização de outras doenças.

O plano de retorno das aulas presenciais, com a inclusão de 232 horas de atividades complementares para totalizar 824 horas aulas do ano letivo 2021, que devem ser desenvolvidas a partir da Pedagogia de Projetos, método que permite abordagem interdisciplinar do conhecimento junto ao estudante, com acompanhamento dos pais em todo o processo de aprendizado dos filhos, foi apresentado pela diretora de Educação, Dorilene Melo.

Gestores – O acolhimento foi muito bem recebido pelos diretores e coordenadores pedagógicos. Para a professora da Funbosque e atual coordenadora das unidades pedagógicas em Jutuba, Cotijuba e Paquetá, Elisangela Costa, a presença da Sesma na reunião é um momento significativo para o planejamento de retorno às aulas. “A Sesma trouxe a segurança e orientações para retomar as atividades escolares. Enquanto professora e coordenadora foi muito importante ouvir a secretaria para um retorno seguro e, sobretudo de afeto e carinho com as nossas crianças e seus familiares”, disse.

O diretor da EMEI Sebastião Quaresma, José Marques, também avalia como positiva a parceria da educação e saúde. “Esse momento de escuta e acolhimento dos diretores e coordenadores pedagógicos para apresentar as novas parcerias demonstra o quanto a Semec e Sesma valorizam a escuta do servidor. E nos propor essas ações possibilita que estejamos seguros e preparados para acolher a criança que ficou mais de um ano fora da escola”.

“Este momento me lembra muitas coisas boas que já vivemos. Toda a equipe tem se dedicado às mudanças necessárias. E a escola é o espaço onde se dão as novas ideias e a gente precisa dialogar com a população, precisamos garantir isso. O retorno presencial só é possível agora, por conta da dedicação e mobilização de todos da Sesma e Semec”, declarou o presidente da Funbosque, Alickson Lopes.

Texto: Tábita Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar