Começa no próximo dia 5 mais um curso de Operações Urbanas de Proteção e Cidadania ofertado pela Guarda Municipal de Belém. Nesta nova etapa, mais 150 guardas municipais serão capacitados e, após uma avaliação técnica e psicológica, estarão aptos a portar armas e a gerenciar crises.
A primeira turma foi composta por 44 guardas, que passaram por qualificação em aulas teóricas, voltadas para técnicas de abordagem, gerenciamento de crise e distúrbios, e também práticas, com treinamento de tiro feito no estande do Quartel dos fuzileiros Navais.
Esta segunda turma também será submetida ao mesmo programa de capacitação, sendo que as aulas de prática de tiro serão ministradas no Instituto Estadual de Segurança Pública do Pará (IESP).
O comandante da Guarda Municipal de Belém, Inspetor Carlos Machado, ressalta a importância de se investir na qualificação e proteção não só do cidadão como do próprio agente de segurança. “Em junho de 2013, a Guarda contava apenas com 300 homens autorizados a portar armas. Agora, um ano depois, já estamos prestes a somar 194 guardas capacitados ao exercício da segurança pública, e esperamos que até dezembro esse número chegue a 600 homens".
Texto: Lucelia Fernandes