Governo e Prefeitura entregam obras de melhorias no entorno do Parque do Utinga

“A gente passou a ser visto com outros olhos, não somos mais ‘os favelados’, pelo contrário, vem gente de fora do nosso bairro pra usufruir da nossa pracinha e da academia. Com essa melhoria dá até pra vigiar a molecada brincando aqui da porta de casa, mesmo”, comemorou a dona de casa Marília Pereira, 32 anos, moradora da passagem Ceará, no bairro do Curió Utinga, um dos locais no entorno do Parque Estadual do Utinga (PEUt), que recebeu obras de melhorias fruto da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Belém.

Assim como a dona Marília, os mais de 16 mil moradores do Curió Utinga já estão sendo beneficiados pelas ações das secretarias municipais que terão as obras entregues neste domingo, 03.

Sem esconder a preferência pelo escorregador da praça, o filho da dona de casa lembra como era o antigo espaço que tinha para lazer. “Antes tudo era tão cheio de lixo e de lama que eu não tinha como brincar, a mamãe não deixava. Agora gostando bastante de ter uma praça perto de casa”, disse João Henrique, de 10 anos.

Ações – A Prefeitura de Belém realizou uma série de reparos em diversos aspectos do entorno no parque, especialmente na João Paulo II, principal ponto de acesso às ruas do bairro.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fez a limpeza geral da Avenida João Paulo II, com serviços de coleta de entulho, capinação e roçagem. A pista antiga recebeu recapeamento asfáltico, entre as passagens Gaspar Dutra e São Francisco e nivelamento com aterro ao lado da adutora da Cosanpa.

“Iniciamos um trabalho integrado no bairro Curió Utinga, atuando com equipes de limpeza de vias, manutenção de redes de drenagem, recuperação do pavimento asfáltico, dragagem de canais e recolhimento de entulho. Já em preparação para o período chuvoso estamos atuando na dragagem do Canal Murucutum, responsável pelo escoamento da água em todo o bairro”, declarou o titular da Secretaria Municipal de Saneamento, Thalles Belo.

Para Rubens dos Santos, 30 anos, agente comunitário de saúde do bairro, o trabalho de saneamento na área tem ajudado, especialmente, na melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Essa infraestrutura ao lado canal (na João Paulo II) tem feito a diferença, porque vamos ter um calçadão para caminhar deste lado da pista, é mais segurança, com certeza”.

Foram instaladas 15 novas lixeiras no bairro Curió Utinga, a ponte de madeira que liga a Passagem Cruzeiro ao loteamento Itororó foi recuperada. Os canais Mártir e Ana Deuza receberam serviços de dragagem e limpeza manual. No canal Murucutum uma draga de sucção permanece executando a dragagem e alargamento do canal, entre a Passagem Cruzeiro e Estrada da Ceasa.

No entorno e na praça Buiussuquara, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) realizou a implantação de 26 postes metálicos de 7 metros e de 34 luminárias de luz branca, que contribuem para a diminuição do índice de roubos e assaltos na área. “A iluminação é um desses pontos favoráveis para a nossa segurança, a nossa expectativa é a melhor possível após a entrega dessas obras, porque o próprio aspecto da avenida tem melhorado”, relatou o barbeiro. Juvenal Pinheiro, de 47 anos, morador da Avenida João Paulo II há mais de 20 anos.

Na avaliação da presidente da Cohab, Lene Farinha, a mudança urbana começa pela conscientização da população que reside no entorno do Parque. “Tudo feito em conjunto modifica mais rápido em qualquer situação e, levando a política certa, de trabalho para beneficiar a população, a gente vê resultados como este na comunidade do entorno do Parque, onde as famílias podem continuar vivendo ali sem agredir a natureza e usufruindo de uma área limpa e com infraestrutura adequada”.

Vistorias – A Defesa Civil do Município inspecionou casas dos arredores do Parque do Utinga. Ao todo, foram identificadas 18 casas com risco para os moradores, que foram encaminhados para a Companhia de Habitação do Pará (Cohab), assistidos pela Funpapa.

A promoção de hábitos saudáveis também fez parte do conjunto de ações e a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceira com Governo do Estado, inaugurou uma “Academia ao ar livre”, que conta com 14 aparelhos de aço e carbono, com regulagem de peso, para uso da comunidade. O espaço terá a presença de profissionais de educação física para gerenciar os aparelhos e orientar os usuários para a prática correta dos exercícios.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar