Na hora de comemorar fôlego é o que não falta aos participantes do grupo Vida Ativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do bairro da Sacramenta. O Nasf é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Na manhã desta quinta-feira, 29, o grupo comemorou um ano de atividades no Complexo Ver-o-Rio como muita atividade física e terapêutica.
O Vida Ativa é um grupo com práticas terapêuticas e de exercícios físicos voltado aos usuários do Nasf que buscam uma vida mais ativa e saudável. Os exercícios, além de combater o sedentarismo, têm entre seus objetivos a melhora da agilidade e da coordenação e treinamento de força e equilíbrio.
Há mais de 200 pacientes ativos no grupo que, atualmente, faz seus encontros às segundas e às quintas-feiras na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Professora Esther Bandeira Gomes. As atividades também ocorrem às quartas e às sextas-feiras na praça João Dias Paes, mas conhecida como praça do Jaú.
O educador físico Fabricio Colares diz que hoje o projeto conta com uma equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogo, educador físico, fisioterapeuta, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo. “O Nasf não só realiza essas ações físicas, mas também encaminha para consultas, exames e cuida de cada componente do grupo para que tenham sempre uma vida ativa, independentemente da idade. Recebemos todos com muito carinho e atenção”, informou.
Participante do grupo desde o início, a cozinheira Izabel Cristina Mendes, 52 anos, afirma que sua saúde melhorou muito com as aulas do grupo. “Após a perda do meu marido entrei em depressão e já não sabia o que fazer. Quando conheci o Vida Ativa tudo na minha vida mudou e hoje eu passo e vivo o melhor de mim para todos que chegam com o mesmo problema aqui no grupo. Sou grata a cada profissional que me acolheu quando eu mais precisei”, disse, emocionada.
Texto: Laiana Damasceno
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								