Um dos principais eventos juninos de Belém está prestes a retornar e fazer a alegria desse período. O “Arraiá da Capitá – O maior São João da Amazônia”, é a festa junina organizada pela Prefeitura e vem em sua 4ª edição trazendo uma extensa programação composta de atrações musicais, manifestações culturais e até concursos de beleza.
Durante os dias do evento, diversos grupos culturais estarão participando da festa. São cerca de sete equipes de toada, 18 grupos parafolclóricos, cinco de carimbó, dez equipes de pássaros juninos e dez de boi-bumbá. O produtor cultural do grupo parafolclórico Mistura Regional, Kleber Raiol, expressa satisfação com o evento desse ano. “Nossa expectativa neste ano é muito boa, o local da festa é ótimo, pois há mais acessibilidade para as pessoas e a cultura precisa sempre estar o mais próximo do povo”.
A presidente da quadrilha Rainha da Juventude, Graciete Alves de Castro, reforça a importância dos festejos juninos. “Nós sabemos que esse ano a responsabilidade é ainda maior, pois Belém completou 400 anos. Temos 54 anos de história, e o nosso maior objetivo é trazer alegria para todo mundo. Toda a comunidade entra na nossa brincadeira: pai, mãe, filho, tia”, ressaltou a presidente.
A programação do evento é grande e se estende ainda para a apresentação de bandas musicais, que acontecerá todos os dias, e também as tradicionais disputas, como a escolha da melhor quadrilha, e os concursos de miss melhor idade e miss caipira gay. É importante ressaltar que todos esses grupos artísticos irão receber apoio financeiro e infraestrutura da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). “Esse evento é muito importante para garantir a cultura popular. A festa junina faz parte da cultura popular do nosso estado e do nosso país e proporcionar esse evento é uma forma de manter viva a nossa cultura, de manter a nossa tradição”, declara a diretora do departamento cultural da Fumbel, Liane Gaby.
O “Arraiá da Capitá” será realizado no período de 16 a 26 de junho. na Praça Waldemar Henrique. A entrada será gratuita e aberta para todos os públicos. Mais informações sobre o evento neste link.
Texto: Bruno Menezes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								