Guarda Municipal de Belém vai utilizar efetivo total no Círio 2015

O planejamento operacional da Guarda Municipal de Belém para o Círio de Nazaré 2015 já está definido. Este ano a GMB conta com um efetivo de 1.100 homens que, em parceria com os demais órgãos de segurança pública, vão atuar nos eventos de toda a quadra nazarena.

As ações vão ter inicio na sexta-feira, 09 de outubro, durante o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua, quando a GMB vai atuar com 30 guardas do Grupamento Ronda da Capital (Rondac) e 20 guardas operacionais, além de aumentar de 15 para 20 o efetivo de guardas que atuam no Centro Arquitetônico de Nazaré, em escala de revezamento.

No sábado,10/10, a Guarda Municipal de Belém, vai atuar com 240 guardas, iniciando com a Romaria Rodoviária de Ananindeua para Icoaraci, que contará com efetivo de 50 guardas. Já em Icoaraci 50 homens da GMB vão garantir a segurança na missa da Romaria Fluvial. Em Belém um total de 50 guardas vai acompanhar a Moto Romaria e mais 40 guardas vão dar apoio ao Arrastão do Pavulagem nas ruas da Cidade Velha.

Na tarde de sábado, por ocasião da Trasladação, 200 guardas vão estar distribuídos em todo o percurso do traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do colégio Gentil Bittencourt para a Catedral da Sé.

No domingo, 11/10, a Guarda Municipal de Belém vai estar com 100 homens distribuídos nas transversais incluídas no percurso do Círio e mais 150 serão distribuídos em pontos estratégicos por onde passa a procissão, além dos 40 homens que vão garantir a segurança para quem vem na corda.

O Inspetor Geral da GMB, Fernando Queiroz, destaca que o grande número de pessoas que participam da maior procissão religiosa do mundo, exige todo o empenho para que esse público disponha de segurança e tranquilidade. “Este é um momento em que a união de esforços faz a diferença e queremos fazer deste Círio um momento de fé, união, paz, reflexão e segurança”, declara Queiroz.

Mesmo com o esquema de segurança devidamente planejado, Fernando Queiroz recomenda aos romeiros que, em todos os eventos relacionados ao Círio, adotem medidas preventivas tais como evitar o uso de objetos que chamem a atenção, principalmente celulares e jóias. Outra recomendação é que em qualquer situação de risco as pessoas não reajam e procurem um agente de segurança pública para adotar as medidas legais cabíveis.

Texto: Lucelia Fernandes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar