O mês de outubro concentra atenção de órgãos públicos e privados, entidades e ONGs voltados para a saúde da mulher, pela realização da campanha Outubro Rosa. Em razão disso, a Guarda Municipal de Belém (GMB) realizou nesta quarta-feira (23), em sua sede, um ciclo de palestras sobre cuidados e prevenções ao câncer de mama e voltadas para a autoestima da mulher. O evento é realizado em conjunto com a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel).
A programação teve início com palestra sobre o câncer de mama, doença que é a segunda mais recorrente entre as mulheres. Dos quase 14 mil novos casos registrados ao ano, 13 mil são em mulheres. Os homens também são afetados, totalizando 124 dos casos. Nas mulheres, principais afetadas, a faixa etária de maior incidência da doença é por volta dos 35 anos.
A doença se desenvolve com a proliferação de tumores na glândula mamária. Os principais alertas do câncer são o histórico familiar, gestação tardia, disfunções hormonais, a não-lactação durante a gestação, alimentação rica em gordura e a exposição aos raios solares.
O tratamento em casos precoces é feito com a eliminação cirúrgica do tumor, em outras situações avançados o tratamento é feito com radioterapia ou quimioterapia. Para a palestrante Drª Priscila Braga, “o melhor tratamento ainda é a prevenção, por isso a palestra é importante, para ensinar as mulheres a fazer o auto-exame”, ressalta.
O auditório com capacidade para 40 lugares estava lotado, em sua maioria por mulheres. A Guarda Daniele Sousa do Grupamento de Ações Táticas (GAT) destaca a importância das informações repassadas pela palestrante principalmente para as mulheres que desconhecem a gravidade da doença. “Passei por uma situação onde já sabia como fazer o auto-exame e notei um nódulo, em seguida, procurei orientação médica e no final não era nada, mas, o conhecimento me ajudou muito”, avalia Daniele.
Ao final da palestra a programação teve continuidade com a apresentação da Banda da Guarda Municipal e do Grupo de Dança do Projeto Ideas, composto por mulheres da melhor idade.
Em seguida, encerrando a programação, foi promovida uma roda de conversa com a coordenadora da Combel, Noeme Barbosa. O tema central do debate foi a autoestima da mulher moderna que busca melhoria de vida e também convive com o sobrepeso e a dependência alcoólica. Outro tema debatido foi o câncer de colo de útero.
Texto: Andre Macedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								