A operação Dia das Mães da Guarda Municipal de Belém (GMB) inicia nesta sábado, 09, quando será disponibilizado efetivo operacional para garantir a segurança da população nos cemitérios públicos da cidade. Serão 150 guardas em dois turnos para atender aqueles que antecipam as visitas para homenagear mães falecidas.
O cemitério de Santa Izabel, por ser o maior em extensão contará com de 50 homens, sendo 25 por turno. O cemitério de São Jorge contará com efetivo de 30 homens e os do Tapanã e Icoaraci, contarão com 25 cada um. Já o Cemitério da Soledade terá 20 guardas presentes no local.
No domingo, 10, Dia das Mães, a GMB vai atuar com 300 homens distribuídos nos cemitérios de Belém. O cemitério de Santa Izabel vai ter efetivo de 70 guardas atuando em dois turnos na parte interna do cemitério. Em Icoaraci a cobertura será com 50 guardas, 25 pela manhã e 25 à tarde. No Cemitério de São Jorge, 30 homens vão garantir a segurança no local, o mesmo ocorrendo no cemitério do Tapanã. No cemitério da Soledade, 20 guardas farão a segurança nos dois turnos. O cemitério do Bengui será atendido com equipes de ronda na área, um total de 12 viaturas e 20 motos.
A coordenadora de Operações da Guarda Municipal de Belém, inspetora Cristina Trindade, ressalta que a GMB fará a segurança nos dois dias de maior movimento nos cemitérios. ''A Guarda Municipal de Belém terá o seu efetivo dividido em dois turnos, para que a população sinta-se mais tranquila em fazer sua visita em qualquer horário", explica. Ela alerta que ao perceber qualquer atitude suspeita, as pessoas devem procurar o guarda municipal mais próximo.
O comandante da GMB, Fernando Queiroz, destaca que todo o planejamento operacional foi elaborado com o objetivo garantir a segurança do cidadão belenense. “Estrategicamente fizemos um planejamento que vai atuar durante dois dias, já que muitas pessoas antecipam a visita ao túmulo às vésperas do dia das mães e, pensando neste público, fizemos a distribuição dos nossos guardas em pontos fixos, com rondas a pé na área interna dos cemitérios públicos e, com rondas volantes na parte externa e no entorno dos cemitérios", detalha o comandante.
Texto: Lucelia Fernandes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								