Guardas concluem formação para fiscalizar trânsito de Belém

Treinamento atendeu 50 a guardas municipais que vão atuar para promover mais segurança, fluidez e organização do tráfego na cidade

Cinquenta guardas municipais que vão atuar em operações de fiscalizações para a segurança viária e a organização do tráfego de Belém, concluíram, nesta sexta-feira (19), a formação realizada pelo Programa Belém em Ordem, ligado à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) da Prefeitura de Belém.

O treinamento visa garantir mais segurança nas vias, promover fluidez, organização do tráfego e assegurar o cumprimento das leis de trânsito. Para isso, os agentes participaram de palestras, oficinas e receberam orientações práticas sobre abordagens, legislação de trânsito e protocolos de atuação integrada.

Segundo Luciano de Oliveira, titular da Segbel, a capacitação representa um avanço importante na segurança viária da cidade. “A gestão tem investido na capacitação técnica e humana dos nossos agentes. Acreditamos que esse preparo a guarda atuando em conjunto com a equipe de trânsito, nosso objetivo é fazer de Belém uma cidade mais segura e organizada para todos”, destacou o secretário.

Com a conclusão da formação, baseada no artigo 23 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os guardas municipais estão aptos a atuar nas fiscalizações podendo atuar como agentes de autoridade de trânsito e auxiliar a Segbel, no combate a infrações e garantir mais segurança e fluidez nas vias.

Esaú da Cunha Araújo, inspetor-geral da Guarda Municipal, enfatizou a importância do treinamento e integração. “A atuação conjunta da Guarda Municipal com equipes de trânsito da Segbel, otimiza o uso dos recursos públicos, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz a ocorrências e emergências nas vias. O resultado é um sistema de trânsito mais eficiente, que beneficia motoristas, pedestres e ciclistas”, concluiu.

O encerramento da turma ocorreu no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran).

Integração – Belém conta com apoio da Polícia Militar no trânsito. Por meio de um convênio assinado em maio deste ano com a Prefeitura, a PM atua desde maio no programa Belém em Ordem, reforçando as ações de ordenamento urbano.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar