História de Belém e Educação Ambiental são destaque no Mabe

Alunos do ensino médio da Escola Bosque de Outeiro participaram nesta sexta-feira, 16, da última oficina de artes realizada pelo Museu de Arte de Belém (Mabe). A oficina fez parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, que termina no próximo dia 18. Impressionados com o acervo do Mabe, os alunos aprenderam a técnica de “papietagem” mais conhecida como modelagem com papel.

A oficina priorizou um trabalho de reciclagem com a técnica de modelagem com papel e o estudante em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará, Mário Noronha, destacou a importância da educação ambiental, “Essa turma vem da Escola Bosque e é legal poder trabalhar essa questão de educação ambiental junto com as artes. Nós utilizamos o jornal, algo que teve uma utilidade, mas foi descartado e jogado fora. Nós ressignificamos o valor desse jornal transformando ele em um material para um produto artístico.” explica.

Para os alunos da Escola Bosque a inciativa foi proveitosa, pois eles puderam conhecer a história de Belém além de fazer um trabalho de sustentabilidade, assunto que eles consideram bastante atual. “Eu acho que essa oficina foi muito boa porque primeiro eles mostram pra gente as artes, as histórias da cidade e depois eles trabalham em cima da reciclagem, da sustentabilidade que é um tema muito atual e importante nos dias de hoje”, comenta a estudante do segundo ano do nível médio, Carolina Carréra, 16.

Para muitos a visita ao museu foi uma grande novidade, como destaca o ministrante da oficina, Mário Noronha. “A proposta da direção do museu era acompanhar eles a partir de uma visita, o que vimos foi que a maior parte dos adolescentes vieram aqui pela primeira vez e eu me senti muito feliz por estar colaborando com a programação do museu, já que é uma programação de nível nacional. As obras, os objetos e as histórias precisam ser contados e propagados e a melhor maneira de propagação são esses encontros, esses debates e diálogos, essas trocas de conhecimento por meio dessas oficinas”, destaca.

Realização da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) por meio do Mabe, a programação para a 12ª Semana Nacional de Museus segue até o dia 18 de maio, paraleloa à exposição “O Egito sob o Olhar de Napoleão”. A coleção do acervo Itaú Cultural ficará em Belém até o dia 10 de agosto.

Texto: Caroline Torres

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar