Homenagens incluem trilha ecológica, sessão de cinema e doação de sangue

Trilha ecológica, doação de sangue e sessão de cinema fizeram parte das programações especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, organizadas pelas Secretarias Municipais de Saneamento e Economia e pela Guarda Municipal de Belém, nesta terça-feira, 8. As atividades tiveram como objetivo a integração e a valorização do trabalho desenvolvido pelas mulheres na Prefeitura de Belém.

As servidoras da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) participaram de trilha ecológica no Bosque Rodrigues Alves, onde fizeram exercícios de aquecimento, caminhada e conheceram mais sobre as espécies da fauna e da flora no espaço. "Pensamos em uma programação diferente, que estimulasse a qualidade de vida das servidoras, e em aproximá-las desse contato com a natureza", conta a responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Sesan, Rosilene Oliveira.

A trilha também permitiu um dia diferente na rotina das servidoras da secretaria. Leonor Alves, da Sesan, ressalta que "é muito importante esse contato com a natureza, ao ar livre. A gente se sente valorizada em fazer uma atividade como essa, fora do local do trabalho". Após a trilha, a equipe participou de uma atividade de educação ambiental.

Já a Secretaria Municipal de Economia (Secon), cujo quadro administrativo é na maioria composto por mulheres, organizou uma sessão de cinema com o filme "O Quarto de Guerra", que conta a história de uma mulher que, com a ajuda da fé, consegue enfrentar problemas em sua família. “Muitas vezes elas vêem o gestor como alguém distante, então essa ação visa aproximar essas servidoras, dar um carinho e fazer o seu reconhecimento”, explica a diretora geral da Secon, Naiza Hedig.

“Essa é uma oportunidade de conhecer as outras meninas que trabalham aqui. Às vezes a gente fica só em nosso departamento e devido à correria não conseguimos falar com os outros setores”, destaca Margateth Pinheiro, de 48 anos, há mais de 20 servidora da Secon. Além de participar da sessão de cinema, as mulheres da secretaria receberam chocolates e cartões.

A Guarda Municipal de Belém promoveu em sua sede um momento de oração e reflexão sobre o Dia da Mulher. Houve ainda sessão de embelezamento, entrega de flores e doação de sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). “Esse é um ato para demonstrar amor e coragem para ajudar o próximo e salvar vidas, pois muitas pessoas estão precisando”, diz a guarda Ana Silva, 53, que estava entre as dez guardas que fizeram a doação.

História

O dia mundial em homenagem à mulher tem como objetivo lembrar a luta das mulheres por igualdade de direitos. O acontecimento que marcou a escolha a escolha desta data foi um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. O incêndio teria sido motivado por conta de um protesto organizado pelas mulheres contra as péssimas condições de trabalho e os salários reduzidos. Em 1975 a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorada mundialmente.

Texto: Igor Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar