A comemoração do centenário do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM), reuniu a equipe multidisciplinar do hospital, em uma cerimônia com oração de força e agradecimento pela missão que os servidores receberam de cuidar do próximo neste momento delicado de pandemia. Balões brancos, representando a indumentária dos profissionais de saúde, foram soltos em direção ao céu para homenagear as equipes médicas que continuam na linha de frente do combate à pandemia da COVID-19, além de todos que não resistiram ao vírus.
Na ocasião, o diretor clínico do HPSM Ricardo Damasceno, destacou a satisfação de fazer parte da equipe do hospital. “É com muita alegria ser considerado um funcionário do Pronto Socorro Mário Pinotti, principalmente por se tratar de um hospital que hoje está completando 100 anos. Para mim é um presente fazer parte dessa equipe que trata os pacientes com muito amor, carinho e dedicação, através de atendimentos humanizados à população. É muito gratificante”.
Severina Costa, técnica de enfermagem do HPSM há 31 anos, ressalta que o Pronto Socorro é um hospital de urgência e emergência, e porta aberta para todos os belenenses. “Com relação ao novo coronavírus, se chegar alguém com sintomas, é atendido, avaliado, e conforme a necessidade é regulado para um hospital de referência para o tratamento da COVID-19”
O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, declarou a importância dos profissionais de saúde na sociedade, além dos importantes investimentos realizados no hospital. “Tivemos a honra de fazer investimentos expressivos na infraestrutura do HPSM, revitalizando e adquirindo equipamentos, colocando uma estrutura adequada para o atendimento à saúde, mas, sobretudo, o que nós temos de grande e de enorme valor, é a equipe, que são os profissionais de saúde que se dedicam a salvar vidas”,
“No ano de 2013 o Pronto Socorro atendia cerca de 15.000 pacientes, mensalmente. Neste mês, atendeu cerca de 6.440. Isso se deve ao fato de que na época, tínhamos apenas 2 Pronto Socorros com estruturas defasadas e apenas uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A diminuição dos atendimentos se deve ao investimento estrutural da rede de urgência e emergência reordenamento desta em todos os distritos. Hoje, o município conta com 5 UPAs, 8 Unidades de Urgência e Emergência Básicas, dois grandes Pronto Socorros com atendimentos de média e alta complexidade e dois hospitais de pequeno porte. Com isso, foi qualificado o acesso dos usuários, e hoje possui 100% de cobertura na assistência da rede de urgência e emergência em Belém, com fluxos qualificados”, declara Cláudia Matos, diretora do Departamento de Urgência e Emergência do Município (DEUE).
HPSM – O Pronto Socorro Mário Pinotti que fica localizado no bairro do umarizal, na Tv 14 de Março, n°500, realiza atendimentos de média e alta complexidade. Atende nas especialidades de Cirurgia Geral, Anestesia, Traumatologia, Neurocirurgia, Pediatria, Clínica Médica e Intensivistas, tanto para adultos como para crianças.
Conta com apoio multidisciplinar em assistência direta aos pacientes das categorias de Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmacêutico, Farmacêutico-bioquímico e Enfermagem. Dispõe ainda de sala de vacinação e serviço de hemoterapia que funcionam 24 horas por dia.
Texto: Natália Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								