Hospital Mário Pinotti completa 97 anos salvando vidas

Foram quase 30 dias de uma batalha pela vida. De carinho, de dedicação, de acreditar no que parecia impossível. “Quando eu me levantei, coloquei a mão no rosto e percebi que estava cheio de sondas, entendi que poderia ter a minha vida de volta, ali”, relembra o garçom Alex Miranda Cei, 39, que passou quase 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Pronto Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinotti, na travessa 14 de Março, entre os meses de setembro e outubro deste ano. Quando chegou ao hospital desacordado, intubado e com as chances de vida depositadas naquela internação, a esposa de Alex pensou que não veria mais o marido com vida.

Nesta segunda-feira, 30, o HPSM Mário Pinotti completa 97 anos, e o presente maior que os servidores ganham é o agradecimento das centenas de pacientes que passam horas, dias ou semanas em tratamento, como ocorreu com o garçom Alex.

“Ele entrou gravíssimo no hospital depois de dias em casa com uma febre estranha. No primeiro momento o levamos para um hospital particular, mas não podíamos ficar com ele lá e levamos para o PSM (Pronto Socorro Municipal) do Guamá. Lá ele foi diagnosticado com pneumonia e problemas renais e foi transferido para o (PSM) da 14”, conta a esposa de Alex, a dona de casa Kátia Regina, que em meio à angústia de ver o esposo, que sempre esbanjou saúde, evoluir para um coma, buscava forças para acompanhar o tratamento.

Alex lembra que quando desmaiou ainda no primeiro hospital por onde passou, só acordou quase um mês depois no hospital da 14 de Março. “Quando eu apaguei e fiquei em coma, acordei muito assustado porque já estava na UTI e logo quis me levantar, tentei e cai porque estava muito debilitado. Lembro que ainda fiz mais duas sessões de hemodiálise quando acordei”, conta Alex.

Na UTI do Mário Pinotti, setor que destina a atender pacientes graves, com risco de morte e que precisam de cuidados nas 24 horas do dia, Alex, que estava com infecção generalizada, foi atendido por uma equipe multidisciplinar, que se empenhou para salvar mais aquela vida, assim como faz com os pacientes dos dez leitos do local todos os dias.

“Aqui na UTI os pacientes que precisam fazer hemodiálise têm todo o suporte de que precisam. A hemodiálise do hospital é destinada a doentes que estão internados aqui e que são acamados”, explica a coordenadora de enfermagem da UTI, Carla Cicalise, que há 15 anos integra a equipe do hospital.

Após passar por algumas sessões de hemodiálise, Alex teve recuperação e pôde ter todas as funções renais, antes comprometidas, restauradas. “Ele melhorou o quadro geral, pois a hemodiálise teve grande importância na sua melhora devido a ter a função de regular todo o sistema renal dele. Alex saiu de alta do hospital sem indicação de mais hemodiálise”, ressaltou a enfermeira especialista em nefrologia do hospital, Fernanda de Nazaré Almeida.

Aniversário – O Mário Pinotti atende em média 11 mil pacientes por mês em cerca de 220 leitos, todos contando com atendimento direto e indireto de em torno de 1.600 servidores que se dedicam diariamente a salvar vidas como a de Alex, que se mostrou grato por ter de volta a esperança de viver.

“Todo o atendimento dentro do PSM foi de excelência comigo, desde a hora que eu entrei, até o momento que tive alta da UTI e fui para a enfermaria. Minha esposa me conta a abordagem sensível dos médicos e enfermeiros na hora de passarem as notícias para ela. Hoje sou grato porque estou cem por cento em casa e com a minha família”, frisou Alex.

“A humanização dentro do hospital faz toda a diferença para que pacientes e familiares se sintam amparados em um momento que muitas das vezes é difícil aqui dentro do hospital, por isso, a implantação de projetos como o ‘Plantão Sorriso’, que propõe entretenimento por meio de práticas culturais, e é tão bem aceito pelos pacientes”, destacou o diretor geral do hospital, Samuel Aflalo.

Na manhã desta segunda-feira os servidores participarão uma programação especial de aniversário no hospital, e à tarde será realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém na qual 35 servidores receberão diploma de honra ao mérito.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar