Nos dias 21, 22 e 23 de outubro a Coordenação de Controle de Infecção Intra-hospitalar (CCIH) do HPSM Mário Pinotti vai promover uma capacitação sobre o vírus Ebola. A infectologista Gerusa Ninos, coordenadora da CCIH, ressalta a necessidade dessa atualização para servidores do PSM em razão do grande número de pacientes que circulam diariamente no hospital, maior pronto-socorro de porta aberta da região.
“Nós não podemos descartar a possibilidade de surgirem casos de Ebola na região, por isso estamos cumprindo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), feita por intermédio do Ministério da Saúde, que alerta sobre a necessidade de capacitação de profissionais da área intra-hospitalar de todos os grandes hospitais do País para garantir o controle da doença”, explicou Gerusa.
A doença do vírus do Ebola (anteriormente conhecida como febre hemorrágica Ebola) é altamente infecciosa e apresenta uma taxa de letalidade que pode chegar a 90%. O vírus afeta os seres humanos e primatas não-humanos (macacos, gorilas e chimpanzés). É transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluídos corporais.
De acordo com o diretor do Departamento de Urgencia e Emergência da Sesma, Ivison Carvalho, é importante que todos os servidores, independente de serem da área da saúde ou não, compareçam às capacitações. “Não sabemos em qual momento este vírus pode chegar em Belém, mas é de fundamental importância que o nosso hospital esteja preparado, e para isto a CCIH está garantindo a capacitação”, frisou.
Sintomatologia
A doença é frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. Na sequência surgem vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo.
Os sintomas podem aparecer de dois a 21 dias após a exposição ao vírus. Alguns pacientes podem ainda apresentar erupções cutâneas, olhos avermelhados, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir.
Serviço: Capacitação de servidores do HPSM Mário Pinotti sobre o vírus Ebola. Dias 21, 22 e 23 de outubro.
Local: Auditório do Mário Pinotti
Hora: 18h30
< Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								