HPSM Mário Pinotti registra plantões tranquilos no período de Carnaval

Os plantões foram considerados tranquilos no HPSM Mário Pinotti em Belém, no período de 14 a 18 de fevereiro, com alguns registros de aumento no número de atendimentos, em relação ao ano passado. Em 2015, segundo dados do Sistema de Informação e Gerenciamento de Hospitais de Urgência e Emergência (Sispronto), os casos mais registrados no HPSM Mário Pinotti durante os cinco dias de carnaval foram de clínica médica, somando um total de 932 casos de agravos não provenientes de acidentes ou violência externa, como síndrome febril e dores não procedentes de trauma.

Ainda de acordo com o Sispronto, a segunda maior entrada nesses cinco dias foi de traumatologia, totalizando 390 atendimentos, que sempre resultam em exames de diagnóstico por imagem. No total do dia 14 ao dia 18 deste mês, foram realizados 1764 atendimentos.

“Fizemos a ‘Operação Carnaval’ que reforçou a escala com aumento de médicos plantonistas, e garantiu o atendimento dentro da normalidade diária do hospital. Esta época do ano tende a ser tranquila porque as pessoas saem da cidade e as que ficam, pouco precisam dos PSMs, a não ser na maioria dos casos clínicos, que são de pessoas que exageram no álcool e chegam passando mal ao hospital, mas são avaliadas, medicadas e tem alta médica”, explicou o diretor-geral do Mário Pinotti, Orlando Garcia Brito.

De acordo com o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, a Operação Carnaval garantiu em toda a rede de Urgência e Emergência (U.E) atendimentos de alta, média e baixa complexidade. “As emergências não param de forma alguma, e nesses feriados ou pontos facultativos, além de garantirmos normalmente o serviço, nós procuramos reforçar através de supervisões em regime de plantão de 24h. Caso ocorresse algum imprevisto com um especialista, logo entraríamos em contato para a substituição com outro, mas tudo ocorreu dentro do previsto neste feriado”, ressaltou o secretário.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar