A população de Icoaraci lotou, na noite de ontem (20), as arquibancadas montadas na Praça Matriz, para prestigiar a 6ª Mostra de Bandas do distrito. Ao todo, 12 bandas de escolas municipais e estaduais mostraram repertórios variados e performances ensaiadas ao longo do ano. O evento acontece anualmente, duas semanas após o desfile escolar.
Após cada exibição, as bandas foram homenageadas com um troféu entregue pela Agência Distrital de Icoaraci, em nome da Prefeitura de Belém. “Para nós é gratificante proporcionar esse momento para as bandas e incentivar uma tradição, tendo o apoio da prefeitura na organização, estrutura e segurança para receber a população com uma festa bonita”, defendeu o agente distrital, Armando Tavares da Silva.
Fundada em 1962 e com 50 integrantes, a banda da Escola Municipal Avertano Rocha empolgou o público tocando clássicos da música popular brasileira e internacional, acompanhados de performances coreografadas. A banda fez ainda uma homenagem ao professor Luis Clovis, que esteve na coordenação da instituição por muitos anos. “O ano todo nos preparamos para fazer a melhor apresentação, trazendo uma banda completa, com baliza masculina e feminina e um corpo coreógrafo”, destacou João Batista Santos, atual coordenador da banda.
A empregada doméstica Nilda Silva Pimentel foi assistir pela primeira vez a mostra de bandas. “As apresentações são bem interessantes e essa iniciativa é importante para incentivar a cultura e tradição, além de ajudar no desenvolvimento dos alunos”, afirmou a doméstica.
Bandas de Cotijuba e Outeiro também foram convidadas para a 6ª Mostra. A banda da Escola Estadual Colônia do Fidelis, de Outeiro, participou pela segunda vez do evento. Para o diretor Jaderson Pimentel, a programação é uma valorização das escolas e dos estudantes. “Mostramos aqui o resultado de um trabalho que envolve disciplina e aprendizagem, o que está ligado a formação dos alunos. Por isso, é muito importante incentivá-los com momentos como este”, finalizou o diretor.
Texto: Jaqueline Ferreira