Idosos da UMS Marambaia são destaque no 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem

A apresentação da peça teatral “A Praça”, encenada pelo grupo Envelheçarte, foi o grande destaque da programação desta quinta-feira, 30, do Congresso Brasileiro de Enfermagem, que acontece no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Composto por integrantes do Programa Saúde do Idoso da Unidade Municipal de Saúde da Marambaia, o grupo arrancou muitos aplausos e elogios do público.

A apresentação ocorreu na Oca Paulo Freire, como parte das atividades voltadas à educação popular, no contexto da gerontocultura, que consiste na promoção do envelhecimento saudável. De acordo com Francimar Oliveira, coordenadora municipal da Referência Técnica de Saúde do Idoso, a encenação foi emocionante e retratou uma história de amor entre um fã e seu ídolo.

“É uma experiência exitosa porque destaca a importância do profissional de Enfermagem dentro do Programa Nacional de Saúde do Idoso, além valorizar o trabalho da Atenção Básica, que faz renascer nessas pessoas a vontade de viver, que promove o auto-cuidado e reconhece o talento que eles têm mesmo na Melhor Idade. Também é uma forma de mostrar que a saúde vai além de consultas médicas e medicamentos. Ela inclui a promoção social desses idosos por meio de oficinas de teatro e dança, o que já acontece nas UMS de Belém”, disse.

O grupo Envelheçarte foi criado em 2010 pela equipe multiprofissional da UMS Marambaia e conta, atualmente, com a participação de nove idosos. No âmbito da saúde, essa experiência favorece a memorização e o trabalho em grupo entre os participantes por meio da dinâmica teatral, explorando temas ligados à saúde e ao cotidiano.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar