Uma semana intensa de atividades voltadas à Melhor Idade. É o que reserva a programação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para comemorar a Semana Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, alusiva ao Dia Municipal do Idoso (27 de setembro) e Dia Nacional do Idoso (1º de outubro). Caminhadas, práticas corporais, atividade física, oficinas de artes, teatro, dança, palestras, consultas e exames médicos são algumas das atividades que serão desenvolvidas em 21 Unidades Municipais de Saúde e na Casa do Idoso, por meio do Programa Saúde do Idoso.
Atualmente, o município de Belém tem 132.611 idosos, segundo dados do IBGE, o que corresponde a 9,3% da população da capital. Deste total, cerca de 85 mil são cadastrados na rede municipal de saúde (Estratégias Saúde da Família, Unidades Municipais de Saúde e Casa do Idoso).
De acordo com Francimar Oliveira, o Programa Saúde do Idoso, com base legal na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, tem como uma das diretrizes o envelhecimento ativo e saudável através da articulação intersetorial com outras políticas públicas, visando uma atenção integral a quem já passou dos 60 anos.
Desde o início de setembro já estão sendo desenvolvidas ações de inclusão social e digital, em parceria com o Fundo Ver-o-Sol, que beneficia idosos das Unidades de Saúde com cursos de informática básica e, em parceria com o SAMU 192, a formatura de 27 idosos por meio do projeto Vovô e Vovó Socorristas, em que eles aprendem noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes.
“Toda a organização da Semana foi pensada para prevenção de doenças e promoção da saúde. Os idosos usuários do Sistema Único de Saúde terão ampliado o acesso às consultas médicas, exames de imagem e ações complementares de saúde, tendo como foco principal a garantia de direitos e metas dos indicadores de saúde da pessoa idosa”, explica a coordenadora da Referência Técnica Saúde do Idoso.
Aos 64 anos, dona Ivone dos Santos, que há cinco integra o programa na UMS da Marambaia, destaca a importância das atividades e o acompanhamento da equipe multiprofissional da UMS. “Peço todos os dias que Deus abençoe essas meninas. Quem dera todos os idosos deste país tivessem essa oportunidade que eu tenho aqui. É uma equipe muito competente, que nos dá apoio e nos orienta para enfrentar as dificuldades da idade. Cheguei aqui com dores no braço, me tratei com a fisioterapeuta e, mesmo melhor, não deixo de fazer os exercícios em casa, com a minha garrafa de água”, conta a idosa.
A Semana Municipal do Idoso encerra oficialmente no dia 1º de outubro, com uma tarde cultural no Cine Olympia, com a sessão de um filme de comédia romântica, sorteio de brindes e depoimentos de idosos sobre a importância do programa na qualidade de vida.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
								 
															 
								 
								 
								