A Ilha de Cotijuba, terceira maior do arquipélago de 42 ilhas de Belém, celebra nesta sexta-feira, 11, 127 anos. Em comemoração, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Outeiro (Arout), preparou uma programação especial para os moradores da ilha durante todo o dia.
A festa terá início logo cedo na Praça Antônio Tavernard. Uma alvorada de fogos, às 6h, abre as atividades. No início da noite, às 18h30, haverá o hasteamento das bandeiras com participação da Banda Marcial da Escola Martha Conceição.
Em seguida, a programação prossegue com culto ecumênico, seguido dos parabéns e o corte do bolo de 2 metros preparado especialmente para o evento. Haverá, ainda, apresentações do Coral Trilha Dourada, formada por alunos da Unidade Pedagógica Faveira; grupo de capoeira; grupo de dança da Universal; Rafael dos Teclados e Banda Vip encerrando a festividade.
Para garantir o acesso à ilha, a Prefeitura de Belém através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) disponibiliza um barco com capacidade para 380 pessoas, com tarifa de R$ 2,50. O barco sai às 9h do Distrito de Icoaraci e retorna da ilha às 17h. Além do transporte da Prefeitura, outras pequenas embarcações, vinculadas à Cooperativa de Barqueiros da Ilha de Cotijuba, realizam o mesmo trajeto com saída a cada hora, no valor de R$ 5 reais.
Investimentos – Localizada em Área de Proteção Ambiental (APA), a ilha que tem 12 praias de água doce, chega a receber nos finais de semana e feriados prolongados um público de até mil pessoas. Nos meses de janeiro e dezembro, época de férias escolares, esse número aumenta.
Vários foram os investimentos feitos pela atual gestão municipal, tanto para quem vive na área, quanto para quem visita Cotijuba. “Nesta data os moradores estão felizes, tanto por comemorar o aniversário como também a ilha em si que cresceu em melhorias”, destaca Elizete Cardoso, agente distrital de Outeiro, da qual Cotijuba faz parte. Já foi entregue para a população uma nova creche que contempla as crianças da ilha, a ponte do Piri que interliga quatro comunidades e a nova iluminação que abrange toda ilha.
Em dezembro do ano passado foi entregue uma unidade municipal de saúde totalmente reformada e equipada. A unidade conta com sala de estabilização, com dois ventiladores mecânicos; desfibrilador com monitoramento cardíaco; monitor fetal; eletrocardiograma; bomba de infusão e sala para atendimento odontológico, entre outros.
Além disso, a população recebeu uma base descentralizada do Samu 192, que serve de apoio 24 horas, e conta com uma ambulancha para fazer o traslado de pacientes em caso de necessidade.
Elizete acrescenta, ainda, que outras obras estão previstas até a segunda quinzena de dezembro próximo. “Até o final do ano iremos entregar a nova entrada com bloquetes de concreto na Rua Manoel Barata, cartão postal da ilha, e três novas pontes na comunidade Poção que vão interligar as outras comunidades”, finaliza.
Veja a programação de aniversário:
6h – Alvorada de fogos
18h – Hasteamento da bandeira com a participação da Banda Marcial da Escola Martha da Conceição
18h30 – Culto ecumênico
19h – Parabéns e corte do bolo
19h30 – Apresentação do coral Trilha Dourada 
20h – Grupo de Capoeira
20h30 – Grupo de Dança da Universal
21h – Rafael dos Teclados
22h – Banda Vip
00h – Encerramento
Texto: Andre Macedo
 
								 
															 
								 
															 
								 
								 
								