"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, descreveu o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, e pode descrever a alegria das famílias, alunos e professores na entrega da reforma da Unidade de Educação Infantil (UEI) Cohab III, na Travessa L-5, no distrito de Icoaraci, nesta quinta-feira, 12.
Além da reforma da UEI, a Prefeitura Municipal de Belém realizou a entrega de três micro-ônibus, sendo dois destinados à Fundação Escola Bosque (Funbosque) e um para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cotijuba. Os veículos estão equipados para receber alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.
“Não é apenas tinta, cimento, uma nova telha, uma nova perna-manca. Nós não estamos inaugurando apenas uma dimensão física. Estamos inaugurando, para além disso, um projeto político-pedagógico”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante a cerimônia.
De acordo com aSecretaria Municipal de Educação (Semec), a rede municipal de ensino possui cerca de 21 mil crianças de 06 meses a 03 anos matriculadas em creches e crianças de 04 a 05 anos de idade, na educação infantil matriculadas em 153 unidades educativas.
UEI passou 28 anos sem reforma
Após várias tentativas de solicitação à gestão anterior para executar a reforma, pelo menos do telhado, a Coordenadora da UEI, Ana Cláudia Souto, em janeiro de 2021, enviou mais um ofício solicitando a realização da obra de troca do telhado. Em abril deste ano, a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciou as obras não somente do telhado, mas de toda estrutura escolar, encontrada em situação muito precária.
Além do telhado e forro, também foi feita nova iluminação, pintura e renovação do sistema elétrico. A revitalização foi realizada com recursos do Fundo Municipal de Educação (FME), totalizado R$151.772,38.
O prefeito lembrou que a última reforma da UEI Cohab foi no início dos anos 1990 e quase 30 anos se passaram com as crianças, professores e comunidade sofrendo. "Nesses 16 anos não fizeram nenhuma obra que garantisse a segurança de todos”, ressaltou Edmilson Rodrigues.
O espaço totalmente reformado desperta o sentimento de esperança e renovação, principalmente para os pequeninos que desde 2020 estão estudando à distância.
Ensino de qualidade em espaço adequado
Luciana Dias Barreto, mãe da pequena Mayse Eloá Dias Barreto, 4 anos, aluna do Jardim II, explicou que a escola tem uma equipe de professores atenciosos e ajuda a ter um ensino de qualidade.
“Eu gosto muito do ensino dessa escola, tanto que a minha filha mais velha já estudou aqui. Agora com a Mayse estudando está sendo muito bom, mesmo à distância ela tem todo o suporte. Ela gosta muito da escola e de fazer todas as atividades”, conta a mãe.
Antes de conhecer as dependências da unidade, o prefeito e os gestores da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Bittencourt; Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Ellana, Silva; Agência Regional de Outeiro (Arout), Maikenn Souza e o presidente da Funbosque, Alickson Lopes, descerraram a placa de reforma da UEI Cohab III.
Educação integrada
Edmilson Rodrigues enfatizou que entrega uma escola totalmente reformada com quase oito meses de governo e que o mais importante agora é que a criança vai encontrar alimento, além do direito de ser alfabetizada e também o direito de brincar, de ter acesso aos livros e ao futuro. "Que essas crianças no futuro possam contribuir para humanização desta sociedade", ressaltou.
Um momento de “Chuva Poética”, marcada por declamação de poesias e canções com professores e alunos, além da plantio de mudas de cumaru na frente da UEI, alegrou a cerimônia com arte e emoção.
Estrutura e capacidade – A UEI possui quatro salas, sendo duas de pré-escola, com turmas nos turnos da manhã e da tarde, e duas de maternal, atendendo as crianças em tempo integral. Também possui cozinha; sala de arquivo; sala de coordenação; banheiros para funcionários e um para as crianças. Atualmente são matriculadas na unidade 150 crianças, entre 2 e 5 anos.
O espaço reformado facilitará o melhor desempenho dos estudantes, como afirma Ellym Viana, mãe da pequena Maria Elizete, 3 anos. “A unidade vai ajudar bastante ela em alguns aspectos, que eu sei que não vou poder e tenho certeza que outras crianças vão aprender e vão crescer e ser bons cidadãos”, afirmou.
“Foi uma manhã de alegria na entrega da primeira escola que nós reformamos no governo da nossa gente", afirma a secretária de Educação, Márcia Bittencourt. Ela enfatiza, que a partir do funcionamento presencial da escola as mães terão mais tranquilidade ao deixar os filhos na instituição que atenderá em tempo integral. A secretária reafirmou que em 1º de setembro as aulas na rede municipal voltam presencialmente.
Histórico
A UEI Cohab III começou a funcionar em um barracão, passou pela administração da comunidade, foi alugado para diversos estabelecimentos e anos depois funcionou no centro comunitário e atendimento às crianças. O atual prédio da unidade foi construído pelo governo estadual e doado à Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e inaugurado em 28 de agosto de 1987, como Creche Municipal Comunitária da Cohab. Em1993, a unidade passou por uma reforma.
Na primeira gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a creche passou a compor a rede municipal de ensino de Belém, ficando sob a administração da Semec com a denominação de Unidade de Educação Infantil.
Ônibus – Os micro-ônibus entregues à Funbosque e à Emei Cotijuba, custaram R$ 396.266,00, cada um. Os estudantes das Ilhas de Outeiro e Cotijuba passam a contar com veículo que transportará até 15 pessoas, 13 estudantes, o motorista e um auxiliar. Cada veículo, também, disponibiliza a opção do Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), para o embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								