Inovação é a palavra de ordem na Ouvidoria da Prefeitura de Belém

O uso da tecnologia e de inovação no serviço público se tornou uma questão de necessidade. Uma vez que os processos do primeiro setor sempre foram definidos pela burocracia exagerada e tendo o cidadão como público-alvo é importante a criação de meios para alcançar a eficiência no atendimento.

Com a pandemia da covid-19, os órgãos públicos precisaram se reorganizar rapidamente para se manter acessíveis, mesmo durante o distanciamento social. Nesse contexto epidemiológico, devido a altas demandas e incertezas, os servidores públicos foram os que mais precisaram se adaptar. Medidas que levariam anos para ser implementadas tiveram que ser adiantadas.

Compreendendo esse momento, a Prefeitura de Belém, por meio da Ouvidoria Geral do Município, atua na digitalização e catalogação dos arquivos internos do órgão a partir de 2010, visando à preservação da memória da Ouvidoria e organização da gestão, à disposição da população pela Lei de Acesso à informação (LAI), caso seja solicitado.

OGM viabiliza relatórios trimestrais

A OGM lança no Portal da Transparência da Prefeitura três relatórios trimestrais e um relatório anual com as informações sobre os tipos de manifestações, as secretarias que as recebem, a resolução ou andamento da demanda.

De acordo com o diretor técnico Gilberto Xipaya, os relatórios das manifestações que o órgão recebe ficam disponíveis pelo Portal da Transparência para que a população tome ciência. "Além do que, estamos buscando medidas para melhorar o conteúdo dos relatórios”.

A Ouvidoria disponibiliza treinamento sobre o Sistema de Ouvidoria (SisOuv) para ouvidores descentralizados, que a partir daí podem atuar internamente na resolução das demandas que chegam aos seus respectivos órgãos. Em paralelo à formação, periodicamente a ouvidora faz visitas institucionais às secretarias para buscar celeridade na resposta das manifestações.

“É importante fazer esse acompanhamento das demandas para que se busque a solução e o munícipe receba o retorno da melhor forma possível”, afirma a ouvidora Márcia Kambeba.

Contatos com Ouvidoria Municipal de forma mais rápida

Para melhor atender ao cidadão nesse período de pandemia, a Ouvidoria criou o whatsapp para recebimento de demandas, visando o melhor atendimento e a celeridade do retorno à sociedade.

"A criação do canal de atendimento no aplicativo de mensagens significa um grande avanço, pois ainda é forte na cultura da administração pública o excesso de formalismo, como a exigência de protocolização de ofícios nas secretarias para resolver questões importantes que não podem esperar nem gerar um grande ônus de deslocamento e de produção física de documentos pelo contribuinte”, avalia o servidor público e presidente do Observatório Social de Belém, Ivan Costa,

Além desse atendimento à população por meio de mensagens pelo (91) 98411-1155, o envio de manifestações pode ser feito pelo site: ouvidoria.belem.pa.gov.br, o Disque-Ouvidoria 162 e o e-mail ogm.belem@cinbesa.com.br.

Texto: João Neto

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