Instituto de Previdência da Prefeitura de Belém já conta com Sistema de Gestão de Perícia Médica

Já está em funcionamento o Sistema de Gestão de Perícia Médica, ferramenta digital utilizada para registrar e arquivar dados e documentos de Perícia Médica gerados nos atendimentos realizados por médicos peritos, assistentes sociais e psicólogos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB).

Nesta quarta-feira, 23, a equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) da entidade previdenciária se reuniu com o consultor técnico Braini Dariberg, da empresa Agenda Assessoria, prestadora de serviços ao IPMB no ramo de tecnologia voltada ao segmento previdenciário e responsável por desenvolver a ferramenta.

Sistema digital

O encontro serviu para realizar ajustes e inclusão de documentos na ferramenta, como Ficha de Acompanhamento Social, Solicitação de Comparecimento, Encaminhamento de Serviço Social, Atestado Psicológico, entre outros, que passarão a ser gerados no sistema digital.

Participaram da reunião as assistentes sociais Gisele Batalha, chefe da Seção; Andréa Nascimento; Brena Silva; Débora Ribeiro e Heloísa Pinto, e o psicólogo Ryan Espírito Santo.

Mais ágil – O novo sistema vai possibilitar um atendimento de Perícia Médica com mais agilidade aos servidores públicos municipais de Belém na avaliação da capacidade para o trabalho e na constatação da incapacidade temporária ou até definitiva (aposentadoria) para exercer suas atividades profissionais.

"Com o sistema, é possível gerar relatórios de todo histórico de atendimentos psicossociais e de perícia médica de uma pessoa específica, por exemplo, o que antes precisava ser feito por meio de uma pesquisa manual nos documentos físicos arquivados", explica Braini.

Atualmente, os documentos físicos (prontuários) gerados nos atendimentos da Seção de Perícia Médica e da Seção de Acompanhamento Psicossocial estão sendo digitalizados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTI) do IPMB, para serem incluídos no sistema novo.

Eletrônico – O consultor técnico ressalta que o próximo passo para ajustar as funções da ferramenta será instituir a assinatura eletrônica para que todos os documentos gerados pela Perícia Médica sejam assinados digitalmente pelos médicos peritos, assistentes sociais e psicólogos.

Para o psicólogo Ryan Espírito Santo, a nova ferramenta tecnológica será de grande importância para os trabalhos realizados na Seção de Acompanhamento Psicossocial. "Com a possibilidade de pesquisar o histórico dos atendimentos realizados, poderemos fazer estudos dos dados, gerar relatórios de atendimentos e fazer a emissão dos documentos de forma mais célere", ressalta.

Texto: Walrimar Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar