O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) está elaborando o seu planejamento estratégico. É a primeira vez em sua história que o órgão gestor da previdência municipal de Belém desenvolve o projeto com objetivo de atingir metas para alcançar o nível 1 do Pró-Gestão, o programa nacional de certificação da Secretaria de Previdência-ME para reconhecimento de boas práticas de gestão adotadas nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) no país.
Para tanto, as ações contam com frentes de trabalho e cooperação para atingir os resultados. Nesta quinta-feira, 19, foi firmada a cooperação institucional entre o IPMB e a Agência Distrital de Icoaraci (Adic), órgão coordenado pela agente distrital Ellana Silva.
"O objetivo é a criação de indicadores do planejamento estratégico do Instituto", explica o diretor do Núcleo Setorial de Planejamento (Nusp) do IPMB, Marvyn Valente. Esteve presente, na sede do Instituto, o chefe de Engenharia da Adic, Derick Cordovil de Castro, especialista em gerenciamento de projetos, com o objetivo de auxiliar os trabalhos junto ao Nusp.
A elaboração do planejamento estratégico do órgão foi discutida em reunião no último dia 11, com a presença dos titulares de diretorias, coordenadorias e chefia de gabinete do Instituto, sob coordenação da presidente do IPMB, Edna D'Araújo. As diretrizes são a valorização do serviço e dos servidores públicos; a formação e humanização com e para servidoras e servidores, e a humanização do atendimento aos servidores e demais segurados do IPMB.
A partir das diretrizes estratégicas de Governo e mediante análise situacional do Instituto, foram estabelecidos fundamentos para a previdência municipal, como gestão célere, responsável, moderna e humanizada, além da valorização e fortalecimento do funcionalismo público para o RPPS, espaço acolhedor, humanizado e inclusivo e a busca em alcançar um equilíbrio fiscal e atuarial das contas do órgão municipal.
Texto: Walrimar Santos