O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) inicia nesta terça-feira, 13, o projeto Roda de Conversa para mobilizar os servidores do órgão a participarem de diálogos sobre os temas "Saúde Mental" e "Qualidade de Vida". A iniciativa é da coordenação da Seção de Acompanhamento Psicossocial do órgão municipal. Nesta segunda-feira, 12, os servidores do Instituto receberam convites da programação.
A roda de conversa será realizada com os servidores da autarquia municipal até dezembro deste ano. A psicóloga Erika Aviz, do IPMB, explica que cada vez mais é reconhecida a importância de falar e entender sobre saúde mental. Ela ressalta que o tema tem conseguido maior visibilidade a partir da campanha do Janeiro Branco, voltada à conscientização da prevenção de doenças mentais e promoção da saúde mental.
A partir das campanhas, o significado de saúde mental passou a abranger o bem-estar de cada pessoa e não apenas a ideia de ausência de doença mental. Assim, há a necessidade de ações e medidas que promovam saúde mental, especialmente levando em conta o contexto brasileiro. "O objetivo é trabalhar a saúde mental em reuniões mensais com os servidores de cada setor do instituto", detalha.
O projeto Roda de Conversa atende as diretrizes de governo participativo, inclusivo e democrático e faz parte da política de valorização do servidor público. As ações fazem parte das atividades desenvolvidas pelo setor de Psicologia, voltadas à saúde mental do servidor público do IPMB, a exemplo do Plantão Psicológico, serviço telefônico implantado para prestar atendimentos psicológicos de urgência aos servidores públicos do IPMB.
Texto: Walrimar Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								