Judocas de projeto da prefeitura ganham medalhas no Maranhão

A judoca Maérica Santos, de 11 anos, tem muitos motivos para comemorar. Na primeira competição fora do Pará conquistou a medalha de bronze na categoria Sub 13 Ligeiro, no Campeonato Brasileiro de Judô Região I, que ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de abril, em São Luís, no Maranhão.

“Não tenho nem palavras para descrever minha alegria para minha primeira viagem competindo. Eu fui muito bem.
Me preparei muito e tive muito apoio da família e amigos. Agora já estou ansiosa para a próxima viagem”, conta, animada, a judoca.

O evento contou com a participação de mais de 500 atletas do Ceará, Maranhão, Amapá, Piauí e Pará. Os 100 atletas paraenses competiram nas categorias masculino e feminino, divididos nas classes Sub 13 (11 e 12 anos), Sub 15 (13 e 14 anos), Sub 18 (15, 16 e 17 anos), Sub 21 (18, 19 e 20 anos) e Sênior (acima de 21 anos).

Na classificação geral dos estados, o Ceará foi campeão, Maranhão foi o vice-campeão e o Pará ficou em terceiro lugar com a conquista de 17 medalhas de ouro, 20 de prata e 29 de bronze.

O Programa Escola de Esportes Rancho Não Posso Me Amofiná, que conta com o apoio da Prefeitura de Belém, participou com 12 atletas e conquistou a medalha de ouro na categoria Sub 21 meio pesado, além de seis medalhas de bronze. Sete atletas estavam participando de uma competição pela primeira vez.

Jhonata Rodrigues tem 18 anos foi medalha de bronze na classe Sub 21 Médio. Foi a terceira competição que participou e a primeira medalha conquistada. O desejo era a medalha de ouro, mas o atleta garante que está mais incentivado. “Eu estava muito tranquilo, preparado, não alcancei o meu objetivo principal, mas fiquei muito feliz pela premiação e por ter chegado longe, foram muitos atletas e eu consegui me destacar”, comentou.

O campeonato serviu como etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro, marcado para maio na Bahia. Jhonata, Maérica e os outros que conquistaram o bronze ainda têm chance. No próximo sábado, 09, serão realizadas as seletivas classificatórias.

A judoca Pâmela Costa, de 18 anos, já está classificada para o campeonato brasileiro, coom a conquista da medalha de ouro na categoria Sub 21 Meio Pesado. “Já tenho experiência em competições, já participei de cinco brasileiros e quatro regionais. Esse conhecimento me ajudou a conquistar o ouro. São praticamente cinco horas de treino por dia, então eu estava preparada e muito confiante. É uma emoção muito grande, só tenho a agradecer a todos que torcem por mim”, comemorou.

Quem também ficou bastante feliz com a participação da equipe paraense foi o treinador Gilberto Cruz. “Eles superaram minhas expectativas e isso é muito bom, mostra que estamos no caminho certo, fazendo nosso trabalho direito e com amor. Os alunos levam a sério todos os ensinamentos e colocaram isso em prática em São Luís. Estou muito feliz e orgulhoso por eles”, pontuou o professor.

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar