Hoje foi a vez das mulheres do bairro do Jurunas receberem o Dia D do Outubro Rosa, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para reforçar o combate ao câncer de mama na capital.
Nesta quinta-feira, 08, muitos balões em vários tons de rosa chamaram a atenção de dona Maria José Cunha, 50 anos, que foi até à UMS Jurunas para consulta de rotina e acabou ficando para fazer o exame do Programa de Controle do Câncer de Colo Uterino (PCCU) e ultrassom das mamas.
"Outro dia estava deitada e senti um caroço no meu seio direito. Fiquei preocupada, mas encontrei a unidade assim toda enfeitada, que me deu até alegria. Espero que não seja nada, porque eu me cuido", disse a dona de casa, que também saiu da unidade com a mamografia agendada.
A programação da UMS Jurunas contempla intensificação dos exames de ultrassom, agendamento de mamografias, exame clínico das mamas, exames de PCCU, palestras, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, apresentação de dança, orientações com nutricionistas, práticas corporais, verificação de pressão arterial e glicemia e abordagem educativa sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids.
Segundo a gerente da UMS Jurunas, Lena Vieira, a programação foi pensada para despertar nas mulheres a importância do cuidado com a saúde, principalmente com as mamas, cujos índices de incidência de câncer são preocupantes. "Pra gente está sendo um sucesso e a comunidade está participando com muito entusiasmo", garante.
A autônoma Natélia Costa, 40 anos, há três meses descobriu dois caroços nas mamas, que também estão inchadas. A preocupação virou alívio com o encaminhamento para a mamografia e com a ultrassom feita hoje. "Nós mulheres muitas vezes ficamos com vergonha de procurar ajuda médica ou priorizamos a família. Mas não pode. Temos que tirar um tempo pra cuidar da gente", afirmou.
O próximo Dia D será no dia 15 de outubro na Estratégia Saúde da Família do Maracajá, em Mosqueiro
Texto: Paula Barbosa