Dando prosseguimento à limpeza do Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, o lago dos jacarés passou por manutenção durante esta semana. A limpeza foi encerrada nesta sexta-feira, 23. O espaço permaneceu aberto para visitação durante os serviços. A manutenção do espaço é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
“Estamos dando continuidade aos serviços de manutenção do Bosque Rodrigues Alves, um dos principais cartões-postais da cidade. Queremos cada vez mais oferecer um espaço agradável para os visitantes. Vale ressaltar que os serviços continuarão sendo realizados durante o ano”, destaca diretor do Departamento de Gestão de Áreas Especiais da Semma, Claudio Mercês.
O lago onde vivem dois jacarés- uma fêmea e um macho- passou por limpeza, retirada de lodo e pintura das grades, entre outros serviços.
O serviço está sendo realizado pela equipe de fauna do Bosque Rodrigues Alves. Nesta semana a equipe iniciou a limpeza dos lagos dos jabutis. Pelo menos 60 animais da espécie vivem no local. A previsão é que o serviço seja finalizado na próxima sexta-feira, 30.
Todo o trabalho é acompanhado pelos profissionais de biologia e veterinária para garantir o bem-estar dos animais. “Durante a manutenção não retiramos os jacarés dos recintos, para que eles não ficassem estressados. A equipe colocou uma contenção, para que eles não passassem para as partes onde estavam sendo executados os serviços. Dessa maneira, os visitantes do Bosque também puderam ver os animais, sem prejudicar a visita”, detalha a veterinária Ellen Eguchi.
Em agosto deste ano, foi a vez do lago que abriga os cágados, tartarugas da Amazônia, tracajás, aperemas, muçuãs e irapucas passar por manutenção. Durante a manutenção também foram realizados reparos,pintura nas grades dos recintos e limpeza, entre outros serviços.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								