Laudo aponta que falha em central de ar causou o incêndio no PSM do Umarizal

Foi divulgado na manhã desta quarta-feira, 05, durante entrevista concedida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o resultado do laudo pericial do Corpo de Bombeiros sobre as causas do incêndio ocorrido no dia 25 de junho, no Hospital Pronto Socorro Mário Pinotti, localizado na travessa 14 de Março, bairro do Umarizal, em Belém.

A conclusão do documento, assinado pelo Major Charlyston Wytting Cardoso de Sousa, perito de incêndios e explosões, é de que “o incêndio ocorrido por volta das 14h25 do dia 25 de junho iniciou na sala de cirurgia 02, do bloco cirúrgico, foi de natureza físico-química com falha no funcionamento eletromecânico da central de ar, unidade interna (evaporadora)”, detalha o documento.

“O laudo comprova que houve um problema em uma unidade dentro da central de ar condicionado da sala cirúrgica, descartando, portanto, falha infraestrutural ou na rede elétrica do prédio”, ressaltou o titular da Sesma, Sérgio Figueiredo, acrescentando que, em janeiro de 2014, foi realizada uma vistoria técnica do Corpo de Bombeiros no hospital e feitas algumas recomendações para a aquisição de equipamentos, como, por exemplo, mangueiras, extintores e corrimão para a escada. Figueiredo reforçou que as medidas recomendadas foram adotadas, e que nenhuma delas se referia a problemas na rede elétrica do hospital.

"Estamos notificando a empresa contratada para a manutenção de ar condicionado, para que ela explique sobre as manutenções periódicas realizadas nessa máquina. A partir disso, a Secretaria vai tomar todas as medidas cabíveis que o caso requer", afirmou.

Treinamento

A partir da próxima segunda-feira, 10, cerca de 60 servidores da rede de urgência e emergência do município receberão qualificação durante o “Treinamento de Brigada de Incêndio”, que será ministrado por uma empresa contratada pela secretaria.

“Posteriormente, iremos expandir este treinamento para toda a rede do município”, anunciou o titular da secretaria. Inicialmente, os funcionários que passarão pelo treinamento serão do PSM da 14, PSM do Guamá, Hospital de Mosqueiro e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Icoaraci.

Novos Leitos

Desde o incidente ocorrido no PSM da 14, a Prefeitura de Belém vem tomando providências para o atendimento oferecido à população. Até o final do mês de setembro, o número de leitos será ampliado. No total, serão disponibilizados 108 novos leitos nos hospitais Samaritano (28); Santa Casa (30); Barros Barreto (15); Jean Bitar (20); além de outros 15 contratados pelo governo do Estado na Região Metropolitana de Belém, para o atendimento aos pacientes vindos do interior.

O Hospital Samaritano, que já está recebendo pacientes, posteriormente será reformado e, após a conclusão da obra, reforçará a rede pública de saúde com 170 novos leitos. Destes, 120 devem ser entregues na primeira etapa do processo – previsto para ocorrer em junho do ano que vem, e 50 entregues na segunda etapa.

“De modo gradativo, com a abertura dos novos leitos, iremos reduzir o número de pessoas que acabam tendo que esperar pelo atendimento no Pronto Socorro do Guamá”, enfatizou o secretário de Saúde. “A Sesma vem trabalhando diariamente para que possamos dar um atendimento de maneira digna à população. Nós sabemos que existe o problema da superlotação, mas agora, com a abertura dos novos leitos, oferecidos em parceria com o governo do Estado, isso será amenizado”, finalizou.

Sérgio Figueiredo aproveitou para reforçar à população que procure, também, os postos de saúde de urgência e emergência do município. No total, existem 11 postos localizados em toda Belém. “Alguns procedimentos podem ser realizados nas unidades de urgência e emergência de Belém, para não lotar o Pronto Socorro”, recomendou o secretário.

Obras

As obras de reforma e readequação do HPSM Mário Pinotti começaram na última semana. Para dar início à efetivação do projeto, que também propõe a criação da área de acolhimento com classificação de risco, a equipe iniciou os trabalhos pela porta de entrada do hospital. A criação e adequação de novos ambientes, que passam a funcionar conforme as normas vigentes do Ministério da Saúde, darão mais agilidade e resolutividade no atendimento de urgência e emergência.

A previsão para a conclusão da reforma do prédio e entrega do mesmo é o mês de janeiro de 2016.

De acordo com um dos responsáveis técnicos pela obra, Rodrigo Correa, além da reestruturação da porta de entrada, a empresa contratada para a reforma também já iniciou a reestruturação do espaço que antigamente funcionava como sala injetáveis e agora vai passar a abrigar a sala azul, que é indicativa para casos de menor gravidade. “Eles também já estão reestruturando o posto de enfermagem do térreo, para construir um novo que vai atender todas as normas vigentes do Ministério da Saúde”, explica Rodrigo.

Após desocupar e demolir espaços, a equipe técnica deve colocar em prática o novo projeto. Enquanto isso, outras áreas como: necrotério, subestação e dispensação do almoxarifado, estão em fase de entrega. “A parte externa do hospital, assim como a nova guarita e nova delegacia, estão em fase de finalização. Em breve, os engenheiros devem nos entregar os novos espaços que ficam na área externa do hospital. Vamos entregar um novo pronto-socorro”, frisou o diretor geral do hospital, Leonardo Lobato.

Confira os endereços dos onze postos de saúde para atendimento de Urgência e Emergência em Belém:

  • UMS Bengui I: Rua Benfica, esquina com São Pedro, s/n.
  • UMS de Cotijuba: Rua Manoel Barata, s/n. Ilha de Cotijuba.
  • UMS do Jurunas: Rua Fernando Guilhon, s/n.
  • UMS do Tapanã: Rua São Clemente, s/n.
  • UMS de Outeiro: Rua Manoel Barata, s/n.
  • UMS da Sacramenta: Avenida Senador Lemos, esquina com Dr. Freitas.
  • UMS da Marambaia: Rodovia Augusto Montenegro, s/n.
  • UMS Baia do Sol: Avenida Beira Mar, s/n.
  • UMS do Telegráfo: Rua do Fio, próximo da passagem São João e São Pedro, s/n.
  • UMS Carananduba: Praia de Carananduba, s/n.
  • UMS Icoaraci: Rua Manoel Barata, n° 840.

*Texto: Colaboração de Kennya Corrêa.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar