Uma economia média de vinte minutos no tempo de viagem nos horário de pico do conturbado trânsito da capital. O que parece pouco expressivo para quem tem veículo próprio reresenta um grande avanço para milhares de pessoas que precisam se deslocar pelo eixo viário principal da capital, no sentido bairro-centro ou vice-versa. Desde o final de janeiro, passageiros de nove linhas da Rodovia Augusto Montenegro e de dez linhas oriundas da BR-316 ganharam a opção de percorrer a Avenida Almirante Barroso sem paradas para embarque e desembarque.
Finalizadas as obras na Avenida Almirante Barroso, essas 19 linhas terão 30% da sua frota circulando de forma expressa do Entroncamento a São Brás. A escolha pela linha expressa pode ser feita na rodovias Augusto Montenegro ou na BR-316 antes do Entroncamento. O passageiro deve atentar aos avisos de 'EXPRESSO' fixados na lateral e vidro do ônibus indicando o formato do itinerário na Almirante Barroso.
O mesmo vale para quem quiser sair do centro no sentido bairro de forma expressa, que pode escolher a forma de seguir na Avenida Almirante Barroso em todas as paradas antes de o veículo entrar na canaleta em São Brás, a partir de onde os ônibus seguirem seus destinos sem paradas para embarque e desembarque.
A seleção das linhas expressas foi feita após uma pesquisa realizada pelo departamento técnico de transportes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que detectou quais daquelas que trafegam na Avenida Almirante Barroso têm pouca demanda de parada de ônibus na avenida. ”São ônibus que já partem lotados do destino e que o objetivo do usuário é o centro de Belém, sem necessidade de embarque e desembarque na Almirante Barroso”, explica Gilberto Barbosa, diretor geral da Semob.
As linhas da Augusto Montenegro que oferecem linhas expressas são: Icoaraci-Almirante Barroso (incluindo linhas do Paracuri I e II), Tapanã -Ver-o-Peso, Tapanã II – Ver-o-Peso, Codeiro de Farias-Presidente Vargas, Cordeiro de Farias -Ver-o-Peso, Canarinho Tapajós – Ver-o-Peso, Conjunto Maguari – Ver-o-Peso (Almirante Barroso), Tenoné- Presidente Vargas e Cabanagem – Ver-o-Peso.
Da BR-316, as linhas expressas são: Cidade Nova V – Ver-o-Peso, Paar-Ver-o-Peso, Ananindeua – Presidente Vargas (Aurá), Cidade Nova VI – Presidente Vargas, Cidade Nova VIII – Presidente Vargas, Ananindeua Presidente Vargas (Águas Brancas), Almir Gabriel – Ver-o-Peso, Jiboia Branca – Ver-o-Peso, Guanabara – Centro (via Presidente Vargas) e Cidade Nova IV – Ver-o-Peso.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém