Live com o prefeito celebra a Semana dos Museus e destaca o dia de luta contra a LGBTfobia

Destacando a programação da Semana dos Museus em Belém e ressaltando o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, celebrada no dia 17 de maio, o prefeito Edmilson Rodrigues realizou nesta segunda-feira, 17, uma live especial nas redes sociais.

Ao lado do presidente da Fundação Cultural de Belém, Michel Pinho, e da poetisa Joyce Raphaely, o prefeito Edmilson Rodrigues iniciou a live comentando sobre a 19ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que, este ano, conta com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, e será realizada entre os dias 17 e 23 deste mês. "Museu é arte, vida e identidade de um povo. Por isso uma programação que exalta os nossos espaços", declarou o prefeito.

O Museu de Arte Belém (Mabe) participa todo ano da Semana dos Museus e respeitando o momento da pandemia, toda programação será on-line.

Durante a live o prefeito citou alguns locais importantes do patrimônio histórico do município. "Nós temos o Mabe com um acervo de mais de 1.500 peças, temos o Palacete Bolonha, e vamos reinstalar o Museu de Arte Popular", comentou.

Também na transmissão o presidente da Fumbel, Michel Pinho, anunciou que a Palacete Bolonha vai se tornar uma Casa Museu. "Atualmente, estamos inventariando o Palacete Bolonha para criarmos o Museu Casa Francisco Bolonha. O intuito é criar um sistema de museus e fazer um circuito cultural entre eles".

Luta – Na segunda parte da live o assunto debatido foi o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTFobia. O prefeito Edmilson Rodrigues chamou atenção para os números da violência contra a comunidade LGBT. Em 2020, 237 LGBTs tiveram morte violenta no Brasil, vítimas da homotransfobia. "É uma violência que precisamos combater e não podemos aceitar de forma alguma", disse o prefeito.

A titular da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Jane Patrícia Gama, participou da transmissão e ressaltou as políticas públicas que estão sendo implantadas pela prefeitura de Belém. Entre os projetos citados está o "Olhar Noturno", que atua com mulheres trans, travestis e profissionais da noite, com orientações e acolhimento.

Um desses projetos importantes do município para a comunidade LGBT l, que está em andamento, é a Casa de Acolhimento, explicou a coordenadora."Quando falo desse espaço, eu fico emocionada. Sabendo que nossa comunidade sofre essa discriminação, principalmente quando a família não entende a pessoa LGBT, pensamos em um local para acolher. É um espaço de acolhimento, onde a pessoa poderá ficar até quatro meses, terá a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes e contará com assistência à saúde e jurídica", finalizou.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar