Livro Redes Sociais Locais busca criar uma rede de afetividade e garantir cidadania

Uma obra que pensa criticamente a realidade e que busca meios para transformá-la. Esse é o objetivo do livro Redes Sociais Locais: Afetividade que gera efetividade nas políticas públicas, escrito pelo educador social Everardo Aguiar. A publicação foi lançada na tarde desta segunda-feira, 24, no Solar da Beira, na Campina.

A obra contou com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da FundaçãoPapa João XXIII (Funpapa), por tratar da assistência social, uma das politicas municipais, e também por propor uma rede de afetividade em políticas desenvolvidas pelo poder executivo, visando garantir o exercício da cidadania de diversas formas.

O lançamento do livro contou com a presença de servidores municipais, que atuam na área de assistência social.

O prefeito Edmilson Rodrigues participou da solenidade de lançamento da obra, que precisou de um estudo de 17 anos.

"O livro que ele escreve não é uma obra de arrogante, porque ela não é pretensiosa, ela não quer ser uma obra acadêmica, porque ela rompe com o academicismo. A obra que ele escreve é uma teoria baseada numa filosofia da prática. É pensar criticamente a realidade e agir para transformá-la. É necessário reconhecer e refletir sobre a origem, mas pensar como integrar de forma colaborativa, criando laços de afetividade e várias políticas capazes de mudar a realidade", declarou o prefeito de Belém.

Estudo – Para construir a obra, Everardo Aguiar fez um estudo dos equipamentos de assistência e saúde do território da cidade de Brasília, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselho Tutelares, Unidades Básicas de Saúde.

"Eu trato de como que vamos viabilizar as políticas públicas de assistência, de como a população pode ter acesso e o que o estado pode contribuir para dar acessibilidade aos Centros de Referência, Unidades de Saúde e Centros de Convivência. Foi um estudo de 17 anos, onde conheci e pesquisei todo o Distrito Federal", explica o autor.

Redes de afeto – A metodologia usada na obra pode contribuir para um aperfeiçoamento dos servidores municipais, pois ela busca equipar a afetividade com a efetividade, ou seja, criar redes de afetos entre quem recebe e executa as políticas públicas.

Um dos exemplos, dentro do âmbito municipal, é o Consultório na Rua (CNAR), que busca aproximar a realidade das pessoas em situação de rua, com a equipe que presta o serviço.

Segundo a diretora-geral da Funpapa, Sandra Valente, a obra dá um direcionamento para o servidores da assistência.

"A obra é de extrema importância para a politica de assistência social. Trabalhar neste sentido de articular a efetividade, dá um direcionamento para nós, da Funpapa. É um material que pode embasar o nosso trabalho, pois é importante entender o que está por trás da nossa atuação".

Autor – Nascido no estado do Piauí, mas desde criança residindo em Belém, Everardo Aguiar é um educador social e político, formado em Gerontologia pela Universidade do Envelhecimento – Uniser/ Universidade de Brasília (UNB). Ele é autor de diversas obras, dentre elas Paz, uma viagem a ser realizada, Cidade Viva e Travessias.

Texto: Victor Victor

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar