Mabe é referência de arte e cultura na Cidade Velha

Andar pela cidade velha é como estar em um museu a céu aberto. Isso porque o bairro é carregado de simbologias, tradição e história, e, além de reunir tantos elementos da cidade de Belém, concentra também arte em suas mais diversas formas. Entre os moradores, artistas e frequentadores do bairro, há o ideal de valorizá-lo como centro cultural, e estes têm contado com parceiros interessados em mostrar seu potencial artístico, dentre eles, o Projeto Circular, que aconteceu no início deste mês com a intenção de criar um itinerário de circulação em museus, galerias e espaços de arte em geral, estimulando a valorização do bairro pela população.

Reconhecidamente um dos maiores símbolos do período da “Belle Époque”, o Palácio Antônio Lemos é uma das construções públicas municipais mais relevantes, documentando a história da cidade e representando a memória dos seus cidadãos, além de abrigar a sede do Poder Público Municipal e o Museu de Arte de Belém – Mabe, responsável pela guarda de um dos acervos mais importantes sobre a História da Cidade de Belém, pois possui, entre outras obras, as remanescentes da Época da Borracha (1860-1920). Este acervo é constituído de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, mobiliário de época e objetos de interiores.

As reformulações executadas por Antônio Lemos transformaram o prédio, acrescentando revestimentos, móveis e objetos que procuraram aliar qualidade a uma atualização com a moda europeia, sendo os revestimentos de pisos e paredes de cores vivas e tons fortes, apresentando placas metálicas prensadas com motivos decorativos salientados por pintura artesanal. Todos os salões são ornamentados com objetos de arte, encomendados na maioria para o palácio, transformando o ambiente e seu acervo num dos maiores desta época na cidade. O Mabe conta também com duas exposições de curto período: “Antônio Lemos: a ressignificação do mito” e “o Egito sob olhar de Napoleão no Pará”. Há previsão de uma próxima exposição em meados de setembro, a “Bienal de Arte” que contará com obras de artistas paraenses.

Serviço:

O Museu de Arte de Belém (Mabe), funciona de terça-feira a sexta-feira, de 10h às 18h e sábado, domingo e feriados, de 9h às 13h com entrada franca.

Texto: Janine Valente

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar